O Governo do Estado de Rondônia, em parceria com o Sebrae, inaugurou em setembro o Promove Varejo, contando com a participação de 40 empresas, pertencentes a diversos segmentos do mercado. O projeto iniciou as atividades voltado para eventos promocionais, marketing, vendas, gestão de estoque, entre outras, atendendo às necessidades das empresas entre o mês de agosto e o início de novembro, período em que as vendas ficam em baixa.
Desde o mês de setembro, os empresários receberam 240 horas de consultoria com profissionais dos estados de Rondônia, Mato Grosso e Goiás. Avaliando a realidade de cada empresa quanto a estoque, levantamento e acompanhamento de mercadorias, o diagnóstico foi concluído com um questionário de aperfeiçoamento do trabalho. “Nosso objetivo, Sebrae e Governo do Estado, é fortalecer as vendas e preparar as empresas para atrair clientes e, hoje, atrair clientes é o grande desafio das empresas”, citou Desóstenes Nascimento, analista da unidade regional do Sebrae em Cacoal.
Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, as 40 empresas que participaram do Promove Varejo colocaram em prática o conhecimento adquirido durante as consultorias oferecidas pelo governo de Rondônia em parceria com o Sebrae. Para Deusanir Carrara, o Promove Varejo foi de extrema importância, “estou feliz e satisfeita, graças a Deus os resultados foram excelentes, sabemos que o Promove Varejo não será a solução para todas as nossas dificuldades, mas graças às consultorias temos as ferramentas e habilidades necessárias para inovar e superar momentos desfavoráveis do comércio, então por isso estou muito feliz por ter participado”, citou a empresária. A proprietária da Ótica União Claudiana Alves conta que em sua trajetória no comércio foi a primeira vez que recebeu consultoria. Para ela, o programa a fez alterar a postura para melhorar a empresa: “Essa consultoria foi extremamente importante para mim, ampliou minha visão, me proporcionou novas ideias, estratégia de vendas e o que devo melhorar”, comentou.
Durante os três dias as empresas participantes do Promove Varejo inovaram na decoração da loja, ofereceram melhor atendimento, ofertaram preços, promoções e prazos diferenciados, e o resultado foi visível, lojas cheias e vendas aquecidas, novidade para um período de muita dificuldade. Segundo a gerente da loja Preço Leve, a consultoria deu bons resultados, “foi muito importante participar, porque a gente viu a aceitação da clientela e depois comprávamos nos lucros durante esse período, nossa equipe está muito satisfeita e também nossos clientes, que aproveitaram para garantir bons produtos e com melhor preço”, ressaltou Eunice Alves, gerente financeira.
Para a Associação Comercial de Presidente Médici foi muito importante as empresas terem participado do Promove Varejo e recebido as consultorias, “estamos muito felizes com essa parceria entre Governo do Estado e Sebrae, que trouxe melhorias para nossas empresas com as consultorias, onde eles aprenderam como desenvolver atividades que contribuem para o fomento do comércio local e nós aproveitamos a oportunidade e lançamos, durante o Promove Varejo, nossa promoção “A sorte é sua”, e daqui para frente estamos trabalhando para o fortalecimento do nosso comércio sempre em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae”, citou Adão Borges, presidente da Associação Comercial de Presidente Médici.
O Promove Varejo é uma realização do Governo do Estado em parceria com o Sebrae, 40 lojas de vários segmentos participam do projeto. Para saber mais informações sobre este e outros projetos do Sebrae para os pequenos negócios, acesse www.sebrae.com.br ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.