Estudo aponta que pacientes com doenças cardíacas estão mais propensos ao desenvolvimento do tumor; saiba como prevenir
O câncer de próstata está entre as doenças mais frequentes nos homens, perdendo apenas para o câncer de pele. O tumor causa 13 mil mortes por ano e em 2016 foram 61 mil novos casos.
No mês de novembro ocorre a conscientização sobre o câncer de próstata e a importância do teste PSA com regularidade, sobretudo em pacientes com mais de 50 anos e homens que possui histórico da doença entre os familiares, sendo indicado a partir dos 45 anos de idade.
Os homens são conhecidos em sua maioria por deixar a saúde um pouco de lado, portanto, é sempre importante a conscientização sobre as doenças que mais afetam a saúde masculina, seja na infância, fase adulta ou adolescência. O “Novembro Azul” será destinado aos cuidados essenciais para o bem-estar masculino, prevenção de doenças e mudanças de hábitos.
Principais fatores para o desenvolvimento do câncer de próstata:
- Histórico familiar
- Sedentarismo
- Consumo de tabaco e álcool
- Má alimentação
É possível prevenir a doença?
Estudos apontam os benefícios dos alimentos fonte de licopeno, como as frutas vermelhas e o tomate. Uma rotina com hábitos saudáveis, alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, ajuda a manter a saúde e diminui as chances de desenvolvimento do tumor.
Quais são os principais alimentos para saúde dos homens?
Peixes e alimentos ricos em ômega-3 protegem o coração
Esses nutrientes são fontes essenciais para a saúde, todavia é preciso incluí-los no cardápio, pois não são produzidos pelo organismo. Alimentos como: atum, sardinha, salmão e outros, são considerados em estudos potentes aliados da saúde do coração e diminuem os riscos de problemas como a demência.
A Associação Americana do Coração indica que esses nutrientes sejam incluídos na alimentação pelo menos duas vezes na semana.
Frutas vermelhas previvem o câncer
Como já mencionado, as frutas vermelhas são fontes de licopeno, nutriente que atua na prevenção do câncer de próstata e se mostra um excelente aliado da saúde masculina.
Opções, como: morango, framboesa, tomate e mirtilos – são fontes poderosas de antioxidantes, ácido gálico, flavonoides e vitamina C – juntos atuam na prevenção de diversos tipos de tumores relacionados ao câncer, perda de memória e infecções na urina.
Nozes, castanhas e sementes oleaginosas tratam a saúde hormonal e sexual
As sementes ricas em gorduras benéficas como o ômega-3 e o ômega-6, ajudam a prevenir doenças do coração, diabetes e combate a obesidade.
O selênio é nutriente muito importante encontrado nesses alimentos, segundo o portal Trocando Fraldas, a vitamina é essencial para combater a infertilidade masculina, pois contribui ativando a circulação sanguínea e melhora a irrigação da bolsa escrotal.
Homens que desejam ter filhos, principalmente, devem investir no consumo desses alimentos: castanha-do-pará, noz, amêndoas, ovos (gema), atum enlatado,
sardinha, entre outros.
Vegetais são preventivos contra o câncer
Inclua nas refeições: couve de bruxelas, nabo, rabanete, repolho, mostarda, agrião e vegetais crucíferos. Esses alimentos são ricos em fibras e recentemente estudos apontaram que atuam na prevenção contra inúmeras doenças, principalmente o câncer, graças a presença dos glicosinolatos.
Estudo associa a relação do câncer de próstata com problemas cardíacos
Pesquisa realizada na Duke University, Estados Unidos, faz relação entre as duas doenças ao analisar por quatro anos a saúde de seis mil homens que não tinham câncer de próstata.
O que os pesquisadores observaram é que aqueles que em algum momento apresentaram problemas cardíacos tinham 35% mais riscos de desenvolver o câncer.
Os estudiosos ainda não sabem o que realmente está envolvido entre a doença cardíaca e o câncer, mas certamente conscientizam sobre a obesidade, pressão alta e o sedentarismo, problemas recorrentes em pacientes portadores de doenças cardíacas.
Importante: os primeiros sinais do câncer de próstata podem surgir em dor lombar, dificuldade de ereção, dor ao urinar e sangramentos. Porém, na maioria dos casos, a doença se mostra silenciosa, sendo diagnosticada somente em quadros avançados.
Portanto, o exame de prevenção é a principal forma de combater o câncer de próstata e se houver diagnóstico, quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura que chegam até 90%.