quinta-feira, 8 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Novembro azul: quais são os alimentos importantes para saúde masculina?

04/11/2016
in Saúde

Estudo aponta que pacientes com doenças cardíacas estão mais propensos ao desenvolvimento do tumor; saiba como prevenir

O câncer de próstata está entre as doenças mais frequentes nos homens, perdendo apenas para o câncer de pele. O tumor causa 13 mil mortes por ano e em 2016 foram 61 mil novos casos.

No mês de novembro ocorre a conscientização sobre o câncer de próstata e a importância do teste PSA com regularidade, sobretudo em pacientes com mais de 50 anos e homens que possui histórico da doença entre os familiares, sendo indicado a partir dos 45 anos de idade.

Os homens são conhecidos em sua maioria por deixar a saúde um pouco de lado, portanto, é sempre importante a conscientização sobre as doenças que mais afetam a saúde masculina, seja na infância, fase adulta ou adolescência. O “Novembro Azul” será destinado aos cuidados essenciais para o bem-estar masculino, prevenção de doenças e mudanças de hábitos.

Principais fatores para o desenvolvimento do câncer de próstata:

  • Histórico familiar
  • Sedentarismo
  • Consumo de tabaco e álcool
  • Má alimentação

É possível prevenir a doença?

Estudos apontam os benefícios dos alimentos fonte de licopeno, como as frutas vermelhas e o tomate. Uma rotina com hábitos saudáveis, alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, ajuda a manter a saúde e diminui as chances de desenvolvimento do tumor.

Quais são os principais alimentos para saúde dos homens?

Peixes e alimentos ricos em ômega-3 protegem o coração

Esses nutrientes são fontes essenciais para a saúde, todavia é preciso incluí-los no cardápio, pois não são produzidos pelo organismo. Alimentos como: atum, sardinha, salmão e outros, são considerados em estudos potentes aliados da saúde do coração e diminuem os riscos de problemas como a demência.

A Associação Americana do Coração indica que esses nutrientes sejam incluídos na alimentação pelo menos duas vezes na semana.

Frutas vermelhas previvem o câncer

Como já mencionado, as frutas vermelhas são fontes de licopeno, nutriente que atua na prevenção do câncer de próstata e se mostra um excelente aliado da saúde masculina.

Opções, como: morango, framboesa, tomate e mirtilos – são fontes poderosas de antioxidantes, ácido gálico, flavonoides e vitamina C – juntos atuam na prevenção de diversos tipos de tumores relacionados ao câncer, perda de memória e infecções na urina.

Nozes, castanhas e sementes oleaginosas tratam a saúde hormonal e sexual

As sementes ricas em gorduras benéficas como o ômega-3 e o ômega-6, ajudam a prevenir doenças do coração, diabetes e combate a obesidade.

O selênio é nutriente muito importante encontrado nesses alimentos, segundo o portal Trocando Fraldas, a vitamina é essencial para combater a infertilidade masculina, pois contribui ativando a circulação sanguínea e melhora a irrigação da bolsa escrotal.

Homens que desejam ter filhos, principalmente, devem investir no consumo desses alimentos: castanha-do-pará, noz, amêndoas, ovos (gema), atum enlatado,

sardinha, entre outros.

Vegetais são preventivos contra o câncer

Inclua nas refeições: couve de bruxelas, nabo, rabanete, repolho, mostarda, agrião e vegetais crucíferos. Esses alimentos são ricos em fibras e recentemente estudos apontaram que atuam na prevenção contra inúmeras doenças, principalmente o câncer, graças a presença dos glicosinolatos.

Estudo associa a relação do câncer de próstata com problemas cardíacos

Pesquisa realizada na Duke University, Estados Unidos, faz relação entre as duas doenças ao analisar por quatro anos a saúde de seis mil homens que não tinham câncer de próstata.

O que os pesquisadores observaram é que aqueles que em algum momento apresentaram problemas cardíacos tinham 35% mais riscos de desenvolver o câncer.

Os estudiosos ainda não sabem o que realmente está envolvido entre a doença cardíaca e o câncer, mas certamente conscientizam sobre a obesidade, pressão alta e o sedentarismo, problemas recorrentes em pacientes portadores de doenças cardíacas.

Importante: os primeiros sinais do câncer de próstata podem surgir em dor lombar, dificuldade de ereção, dor ao urinar e sangramentos. Porém, na maioria dos casos, a doença se mostra silenciosa, sendo diagnosticada somente em quadros avançados.

Portanto, o exame de prevenção é a principal forma de combater o câncer de próstata e se houver diagnóstico, quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura que chegam até 90%.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: novembrosaúde

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.