quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 5:5 – Os seus pés descem à morte; os seus passos conduzem-na ao inferno

05/11/2016
in Estudos de Provérbios

Você pode morrer mais do que uma vez; você pode morrer mais do que uma vez. Uma mulher adúltera é o caminho certo para provar as duas coisas nesta vida (Pv 2:18-19; 7:27; 9:18). Pecados sexuais, desejados pela concupiscência dos olhos e da carne, leva à morte e ao inferno. O estilo de vida de adultério e fornicação destruirá a sua alma, vida e corpo, e o levará a um inferno aqui e no além.

 

Salomão usou este capítulo para advertir o seu filho e a todos os homens contra a fornicação (Pv 5:1). Ele ofereceu sabedoria, entendimento, discrição e conhecimento (Pv 5:1-2). Ele procurou salvar homens das tentações fascinantes e dos horríveis perigos de uma mulher estranha (Pv 5:3). Ele descreveu as dolorosas consequências (Pv 5:4-14), a segurança de um bom casamento (Pv 5:15-20). a onisciência de Deus (Pv 5:21), e o julgamento por tais pecados (Pv 5:22-23).

 

Salomão tinha mais experiência com mulheres do que qualquer centena de homens. Ele tinha 700 mulheres e 300 concubinas, e todas elas eram de alta classe (IRs 11:3). Deus lhe deu muitíssima grande sabedoria e entendimento para analisar seus perigos (IRs 4:29). Ele também tinha conhecimento do adultério do seu pai com a sua mãe (IISm 11:1-12:25), do incesto do seu irmão Amnom com sua irmã (IISm 13:1-39), da tolice do seu irmão Absalão com as concubinas do seu pai (IISm 16:21-22), e da obsessão de Adonias por Abisague (IRs 2:12-25).

 

Ele viu morte e inferno – uma vida miserável de dor e problemas – causado inúmeras vezes por adultério. Todos os homens morrem fisicamente, mas também podem morrer para a alegria e para o sucesso nesta vida. Homens maus vão para o inferno depois da morte, mas existe outro inferno nesta vida – uma existência tortuosa de culpa, miséria, derrota e dor. É comum às escrituras usarem de uma maneira figurativa a morte e o inferno como aqui (Pv 23:14; Sl 18:5; 86:13; 116:3; Jn 2:2; Lc 15:24; ITm 5:6; Tg 5:20).

 

A “outra mulher” já estraçalhou muitos lares. Crianças ficaram confusas; casamentos de longa duração foram violados; a dor da alma foi multiplicada. Homens perderam seus empregos, objetivos, saúde, riquezas, mulheres, filhos, reputação, confiança, paz e almas por causa deste tenebroso pecado. Seus resultados são verdadeiramente descritos como morte e inferno. Pergunte a qualquer homem sério que tenha voltado da sua morte (Pv 5:14; Sl 51:8).

 

Marco Antonio perdeu Roma e sua vida, pelo amor da sedutora Cleópatra. Estas palavras – morte e inferno – descreve perfeitamente a vida de Ló, destituído numa caverna depois de engravidas suas filhas (Gn 19:30-38), e Sansão, cego, moendo para os filisteus (Jz 16:21). O próprio Salomão sabia que tais mulheres poderiam ser mais amargas do que a morte (Ec 7:26).

 

Também, não é menos verdade que mulheres más levam os homens literalmente à morte, morte eterna e o lago de fogo. Quantos adúlteros foram mortos por maridos de suas amantes (Pv 6:34-35). Quantos homens que saem com prostitutas morreram de doenças venéreas (Pv 7:23)? Quantos homens foram apanhados pelo desejo sexual compulsivo (Pv 5:22-23; 6:32)?

 

Todos os homens, senão aqueles que o Senhor Jesus Cristo fez uma exceção por graça, como no caso de Davi, estarão no lago de fogo (Ap 21:8; ICo 6:9-11). Os belos pés dela e os elegantes passos não estão tão atraentes agora, não é mesmo, jovem? Aquele andar “sexy” leva à morte e ao inferno! O caminho dela de doce sedução e de encontros amorosos só levam às profundezas!

 

Não é de se admirar que o Senhor Jesus ensinasse o arrancar o olho direito e o cortar da mão direita, como uma opção preferível a seguir os passos dessa cruel inimiga para o inferno (Mt 5:27-30).

 

Paulo disse, “Foge das paixões da mocidade.” (IITm 2:22). Fique longe dela, agora (Pv 5:8)! Ela esconde o precipício do inferno atrás de suas saias! Dê um passo para trás! Fuja correndo! Nunca mais se aproxime dela novamente!

 

O próprio filho de Salomão não deu ouvidos a esse conselho ”salva-vidas” contra a mulher estranha. Mas porque ele faria isso? O exemplo do seu pai era o amor ilimitado por muitas mulheres. Roboão, seguindo os passos do papai, tolamente perdeu dez das doze tribos e desejou muitas mulheres. Ele tinha 18 mulheres e 60 concubinas (IICr 11:21-23).

 

Pais! Ensine a seus filhos, claramente, praticamente e objetivamente os perigos de mulheres prostitutas e de toda relação sexual ilícita. Isto não é tentação pequena, especialmente na nossa geração sem Deus, em que todas as restrições anteriores foram tiradas do caminho da voraz lascívia. Mantenha os seus filhos longe delas! Ensine-os a evitá-las a todo custo! Haverá morte e inferno como preço a ser pago! O amor dela é uma mentira! E a recompensa dela é amarga e aguda dor (Pv 5:4; 6:28,33; 23:27).

 

Tais advertências se aplicam também à beleza sedutora e charme da igreja de Roma, a grande mãe meretriz da visão de João (Ap 17:1-6). Deus clama por Seus filhos para saírem dela de forma a evitarem o juízo vindouro (Ap 18:4). Paulo temia que aqueles de Corinto pudessem ser seduzidos para longe do verdadeiro Jesus por outro (IICo 11:1-4). Não olhe para as atrações dela; olhe para o caminho dela; que leva direto para a morte e o inferno (IITs 2:9-15)!

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.