Porto Alegre/RS: as polícias Federal, Civil, Militar, a EPTC e a INFRAERO realizam na tarde de hoje, 08 de novembro, a terceira fase da Operação Aeroporto Seguro, para intensificar ações de segurança nas imediações e nos terminais 1 e 2 do Aeroporto Salgado Filho.
As medidas foram definidas após reunião extraordinária da Comissão de Segurança Aeroportuária Setorial, realizada em 5 de outubro para resgatar o conceito de local seguro para os usuários do aeroporto. Reposicionamento de câmeras de segurança no saguão e instalação de novos equipamentos na área externa e nos estacionamentos, reforço no patrulhamento ostensivo, barreiras integradas para coibir ações criminosas e investigações para reprimir atuação delituosa de grupos na região foram os principais procedimentos estabelecidos pelas instituições para essa ação setorial de segurança pública.
A Operação Aeroporto Seguro, nesta terceira edição, tem como enfoque a presença ostensiva e abordagens no perímetro externo e nas vias de acesso aos terminais 1 e 2 do Salgado Filho para coibir principalmente crimes como furto e roubo a pedestres e veículos. (Ações ostensivas poderão ser acompanhadas pela imprensa a partir das 15h30min de hoje no perímetro do Aeroporto Internacional Salgado Filho).
Em 2012, ação pioneira nos aeroportos do país, e em 2015, as instituições que atuam permanentemente no Salgado Filho trabalharam de forma coordenada para executar simultaneamente suas operações rotineiras no aeroporto, como combate ao tráfico nacional e internacional de drogas, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, crimes fazendários, ambientais, fiscalização sanitária, tráfico de seres humanos, patrulhamento do perímetro externo do aeroporto e fiscalização de trânsito.
A Operação Aeroporto Seguro tem caráter permanente e foi criada pela Autoridade Aeroportuária, da qual fazem parte a Receita Federal, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Polícia Federal, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, a ANVISA, a ANAC e a INFRAERO.
Em 2016, mais de 17 milhões de pessoas (5,7 milhões de passageiros) circularam pelos terminais do Aeroporto Salgado Filho.