No último fim de semana, a versão brasileira da revista Glamour – que, na última edição, traz a atriz Bruna Marquezine na capa em um ensaio feito em Cuba – se envolveu em uma polêmica que tem repercutido em vários sites da mídia estrangeira como uma “gafe racista”.
A história começou depois que a editora-chefe Monica Salgado e outras pessoas da equipe da redação aparecem puxando os olhos em referência ao Japão. A foto com a pose foi postada no Instagram da revista para comemorar uma viagem ao país asiático.
Mas, vários blogueiros e digital influencers orientais aqui e fora do País se sentiram ofendidos e criticaram a publicação nas redes sociais. A maior delas veio do blogueiro Bryan Yambao, que tem mais de 600 mil seguidores no Instagram.
Ele publicou a foto original em sua página com a seguinte legenda: “como a Glamour Brasil vê os asiáticos. Antes de postar piadas com olhos puxados, talvez vocês devessem educar a si mesmos e entender que a maior parte dos seus salários é paga pelos mesmos consumidores asiáticos de olhos puxados que vocês criticaram e que compram produtos de luxo das marcas brancas que pagam os anúncios da sua publicação”.
O blogueiro fez ainda um trocadilho com o nome da editora responsável pela revista. Ele incluiu uma letra na última palavra e transformou em Edições Globo Condé Nast(y) que, em inglês, significa desagradável.
Depois da reclamação, a revista apagou a imagem das redes sociais e, nos últimos dias, já postou dois pedidos de desculpa se retratando com explicações em português e inglês.
Nos comentários, o público se divide entre críticas e elogios à equipe. De um lado, algumas pessoas concordam que este tipo de imagem fortalece estereótipos e ajuda a difundir o preconceito. “Quando outros países falam de nós, brasileiros, apenas como mulatas sambando e com a bunda de fora também achamos que é preconceito”, escreveu uma pessoa. Outros comentários são mais enfáticos e chamam a equipe e a editora-chefe de racistas.
Por outro lado, os fãs da publicação elogiam a revista e defendem que erros acontecem. Inclusive, a apresentadora Didi Wagner comentou em prol da revista: “com certeza esta não foi a intenção de vocês, mas o importante é reconhecer e se desculpar”.
Fonte: Vírgula