quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 11:6 – A justiça dos retos os livrará, mas na sua maldade os pérfidos serão apanhados

11/11/2016
in Estudos de Provérbios

O vosso pecado vos há de achar! Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará! Estes dois axiomas divinos para a vida estão confirmados neste provérbio de hoje. Sabedoria é viver a vida de retidão. Tolice é uma transgressão perversa das leis de Deus. O primeiro leva à libertação; o segundo traz dor e problemas.

Um dos grandes princípios da sabedoria é a consequência certa e segura tanto para a retidão quanto para a impiedade. Salomão repetiu esta regra inúmeras vezes para obter a atenção do seu filho e dos seus cidadãos. Só neste capítulo, compare o nosso provérbio com outros semelhantes em palavras e em lição (Pv 11:3,4,5,7,8,10,12,19,20,21,23,27,28,31).

A repetição tem a sua razão de ser. Verifique o seu coração, leitor. Existe uma tendência de considerar os provérbios de Salomão, como este, de enfadonho. Você teria preferência de ler e considerar um a respeito de amor, casamento, relacionamentos ou riquezas? Tome cuidado. A densidade e a distribuição destes provérbios também têm a sua origem de divina sabedoria. As repetições das regras acima são necessárias.

Amor, casamento, relacionamentos e riquezas tomarão conta de si mesmos, se você viver uma vida sábia de justiça. Seu coração ainda está frio por causa do pecado na sua carne. E o próprio diabo sugere qualquer outra coisa para desviar a sua atenção de aprender e crescer em retidão. Mais, ainda, o mundo só sugere e vende maldade; nunca promove a justiça. Três inimigos conspiram com o propósito de destruí-lo. Não há redundância aqui.

Uma pessoa justa faz aquilo que é certo, como é definido por Deus, durante todo o tempo e com zelo. Isto é retidão. Eles são libertos ou salvos da dor e dos problemas do pecado, tanto neste mundo quanto do próximo. Um transgressor é uma pessoa maldosa, que quebra a lei de Deus, e ele chafurda e eventualmente se afoga na miséria da sua escolha, neste mundo e/ou no próximo.

Considere este mundo. O homem reto aprende e aplica as justa leis de Deus à sua vida. Deus e os homens o favorecem, e ele tem uma vida próspera e bem sucedida, livre das desilusões e das disfunções dos outros (Pv 3:1-4; Js 7:7-9; Sl 1:1-6; Lc 2:52). Mas o transgressor, enganado pela sua maldade, se envolve com todos os tipos de problemas, pois Deus, homens e as leis naturais se juntam para esmaga-lo com as suas consequências (Pv 1:31; 8:36; 13:15).

Considere o mundo por vir. O homem reto, com frutos de justiça, ganha acesso ao céu pela graciosa graça de Deus (ITs 1:2-4; IIPe 1:5-11). Mas o transgressor desejará nunca ter nascido, terá de encarar o temido juiz soberano do universo com tolice, orgulho e prestar contas dos seus muitos pecados (Ec 12:13-14; Ap 20:11-15).

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.