sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Dia Mundial contra Diabetes – Conheça novidades de combate

14/11/2016
in Saúde

O diabetes é uma doença crônica que afeta 422 milhões de adultos em todo o mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que já considera o problema uma epidemia. Para alertar a população sobre os riscos e a falta de tratamento adequado, é celebrado, em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes. A doença é a maior causa de cegueira no mundo e também responde pelo maior número de amputações de membros inferiores de que se tem conhecimento, segundo o coordenador do Departamento de Novas Terapias da Sociedade Brasileira de Diabetes, Marcio Krakauer. No Brasil, são 14,3 milhões de pessoas com diabetes, das quais metade não sabe que está doente e a outra metade controla mal o problema.

— A primeira causa para esses dados é a falta de informação. A falta de acesso às principais evoluções de tratamento também é um problema. O Brasil não se atualiza há 20 anos — destaca Krakauer, citando o Sistema Único de Saúde (SUS).

Provocada pela incapacidade do organismo de produzir ou absorver quantidades adequadas de insulina – hormônio produzido pelo pâncreas que tem como função fazer a glicose entrar nas células –, a doença tem como consequência o aumento nos níveis de açúcar no sangue. Isso pode acarretar danos para órgãos como rins, olhos, coração, vasos sanguíneos e nervos. O diagnóstico da doença é feito por meio de exames de sangue que apontam os níveis de glicose no organismo. Todos os tratamentos passam pelo controle da glicemia.

Controle e tratamento mais eficazes

O diabetes está na mira da indústria farmacêutica, que frequentemente coloca no mercado novidades para combater o problema.Atualmente, o tratamento preferido para o tipo 2 são os medicamentos da classe chamada glifozinas, disponibilizados por três laboratórios no Brasil. Essas substâncias atuam no rim e levam o organismo a eliminar glicose pela urina.

— Com isso, aumenta-se a quantidade de urina, eliminando também o sódio, o que leva ao controle do diabetes com perda de peso e redução da pressão arterial, sem risco de baixar demais a glicose — explica o endocrinologista Airton Golbert, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Outra tendência nos cuidados com a doença do tipo 2 é a injeção à base de dulaglutida, que é semelhante a alguns tratamentos já existentes. A novidade fica por conta da dose, administrada uma vez por semana ante as picadas diárias de seus antecessores.

De acordo com Golbert, a substância também reduz o apetite, auxiliando na diminuição de peso.

No campo de medição de glicemia, a novidade é o Free Style Libre, um sensor de glicose colocado no braço que elimina a necessidade de furar o dedo para retirar amostra de sangue.

— Isso permite que o paciente se monitore muito mais – avalia Golbert. Pessoas que têm diabetes do tipo 1 também são beneficiadas pelo avanço da ciência. Recentemente foram criadas novas insulinas com tempo de ação maior do que as versões anteriores.

O que é o diabetes

— Ocorre quando o pâncreas para de produzir completamente a insulina. É uma doença autoimune, em que o próprio corpo ataca o sistema imunológico e fica incapaz de controlar a quantidade de glicose no sangue. Aparece geralmente na infância ou na adolescência.

— O mais comum dos tipos, resulta da incapacidade do corpo de produzir ou absorver quantidades adequadas de insulina pelo pâncreas, o que leva ao aumento dos níveis de açúcar no sangue. É mais frequente em pessoas acima de 40 anos, sedentárias, com excesso de peso e histórico familiar da doença.

Prevenção

— Somente o diabetes do tipo 2 – que afeta de 90% a 95% dos pacientes – pode ser prevenido. O controle do peso e a prática de exercícios podem diminuir a probabilidade de desenvolver a doença. Além do sedentarismo e da dieta inadequada, hipertensão arterial e presença de doença cardiovascular são alguns dos fatores de risco.

Conheça as novidades contra o diabetes reprodução/Reprodução

Fonte: Diário Catarinense

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: Diabetessaúde

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.