quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 14:33 – No coração do prudente, repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos se conhece

14/11/2016
in Estudos de Provérbios

Homens sábios e insensatos se diferenciam de duas maneiras importantes. Primeiro, o coração de um homem sábio está cheio de entendimento, mas o do insensato está cheio de tolices. Segundo, um homem sábio tem a humildade de guardar a sua sabedoria para si mesmo, mas a arrogância do insensato o leva a vomitar as tolices do seu coração (Pv 13:16; 15:2,28; 19:11). Sabedoria e modéstia fazem um grande homem, mas tolice e orgulho faz um perdedor ofensivo. Leitor, examine-se a si mesmo. Qual dos dois você é?

Disseque cuidadosamente o provérbio. Um homem entendido, um homem com discrição, conhecimento, e prudência, deixa a sabedoria descansando em seu coração. Ele não está agitado nem ansioso para lançar a sua opinião por aí quando surge a oportunidade. Ele está contente por ser um ouvinte. Na realidade, ele prefere não falar a não ser que tenha sido perguntado ou que se espera que ele assim o faça. Ele é um homem de poucas palavras, e você precisa trabalhar para conseguir que ele compartilhe da sua sabedoria (Pv 10:19; 15:28; 17:27; 20:5; Ec 9:17).

Entretanto, o insensato precisa contar a todos aquilo que está pensando. Sua maior alegria é falar, pois ele acredita e presume que tem grande discernimento a oferecer (Pv 18:2). Quando ele começa a falar, é difícil fazê-lo parar. Ele continua tagarelando, conhecendo ou não o assunto (Ec 10:12-14). Apesar de o insensato ser ignorante e estúpido, seu orgulho e falta de discrição o leva a despejar a tolice que está dentro dele. Ele poderia melhorar a sua reputação simplesmente por fechar a boca (Pv 17:28)!

Leitor, faça a si mesmo duas perguntas. Será que eu tenho sabedoria e conhecimento em meu coração? E, eu as guardo lá até que homens sérios e sóbrios pedem pela minha nobre opinião? As suas respostas a estas duas perguntas indicarão claramente se você é uma grande pessoa ou um insensato desprezível. Na realidade, melhor do que as suas respostas, o que os outros diriam a seu respeito? Os outros percebem que você é sábio e discreto? Ou insensato e falador? Seja honesto.

O que você pode fazer pelo seu coração? Através deste livro de Provérbios a sabedoria é oferecida (Pv 1:1-6; 8:1-5; 9:4-6). Ele trata do ponto preciso de partida – o temor de Deus (Pv 1:7; 9:10). Ele compara homens sérios e insensatos vez após vezes, para que você escolha o primeiro e despreze o segundo. A sabedoria não está longe! Mude a sua vida, e encha o seu coração com a sabedoria celestial. Este é o principal objetivo para uma vida bem sucedida (Pv 4:7). E traz consigo grandes recompensas (Pv 4:8).

O que você pode fazer a respeito da sua boca? Este livro de Provérbios diz muito a respeito da sua maneira de falar, porque ela é o principal indicador do seu coração, e ela afeta mais aos outros (Pv 4:24; 10:32; 13:3; 14:7; 17:7; 18:7; 20:15; 22:11; 24:26). Provérbios presume que você pode aprender a discrição, a sabedoria e uma maneira agradável de falar (Pv 15:28; 16:23; 22:16-18). Considerando que Jesus Cristo afirma que você será julgado pelas suas palavras no Dia do Juízo, é hora de você se aplicar com mais diligência para aperfeiçoar o seu coração e a sua maneira de falar (Mt 12:34-37; Sl 19:14; 139:24).

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.