A Superlua também pôde ser vista nos céus de Rondônia. As fotos tiradas pelo jornalista Ivan de Lara, foram feitas no início da noite desta segunda-feira (14) em Ariquemes.
Esta é a maior e mais brilhante lua em aproximadamente 70 anos. Desde domingo e durante esta segunda-feira inteira, pessoas no mundo todo tentam observar a Superlua.
Mas do que se trata o fenômeno? De acordo com a astrônoma britânica Heather Couper, as superluas são resultado de uma “casualidade”.
“A Lua gira ao redor de uma órbita elíptica, e se a Lua Cheia coincide com o ponto mais próximo da Terra, ela pode parecer absolutamente enorme”, afirma.
Essa coincidência ocorre agora e o fenômeno deve ser extraordinário por causa da proximidade: a Lua está 48,2 mil quilômetros mais próxima da Terra. O satélite não chegava tão perto assim desde 1948 e só vai voltar a fazê-lo em 2034.
Com exceção do eclipse da Superlua de 2015, não houve nem haverá por muito tempo uma Lua Cheia tão especial – mesmo que tenhamos tido três Superluas consecutivas em três meses – a anterior ocorreu em 16 de outubro e a última será daqui a um mês, no dia 14 de dezembro.