segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Instituto Federal de Vilhena promove Novembro Negro

18/11/2016
in Rondônia

NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA, PALESTRAS E ATIVIDADES CULTURAIS CELEBRAM A RESISTÊNCIA NEGRA E CHAMAM A ATENÇÃO PARA O RACISMO E O PRECONCEITO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

O dia 20 de novembro é celebrado como o Dia Nacional da Consciência Negra em alusão à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e herói da resistência africana contra a escravidão no Brasil colonial. Em virtude desta data, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Vilhena, promoverá uma extensa programação que vinculada atividades de ensino, pesquisa e extensão. A proposta da Comissão Organizadora local é a de explorar a temática não apenas em uma única data, mas, a partir de temas transversais e interdisciplinares, aprofundar a temática da memória e resistência da população negra.

No dia 21 de novembro, próxima segunda-feira, um conjunto de palestras nos 03 turnos, possibilitarão aos estudantes, servidores e população em geral, discutir temáticas como “O mito da Democracia Racial no Brasil”, “Do Dilema da Igualdade: esterótipo, estigma e identidade” e o “Racismo e relações étnico-raciais na sociedade contemporânea”. Para o debate foram convidados especialistas na temática: O prof. Dr. Claudemir da Silva Paula (UNIR), Prof. Dr. Fábio Santos Andrade (UNIR) e o Prof. Me. Marcel Eméric Bizerra de Araújo (IFRO – Colorado D’Oeste).

No dia 09 de dezembro, o debate “Diversidade, cultura e ideologia no contexto das reformas do Estado brasileiro” quer aprofundar a discussão que vai além do preconceito racial. Há na atualidade um conjunto de práticas e discursos que estão na contramão da temática da diversidade cultural e da própria conceituação de ensino laico. Materializados por meio de projetos de lei que tramitam nas esferas municipal, estadual e federal que querem restringir o acesso ao conhecimento científico e às teorias histórico-críticas. Para este debate, um dos expositores confirmados é o Procurador Federal Raphael Beviláqua (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – Ministério Público Federal – Porto Velho/RO), que estará abordando esta temática.

Durante todo o mês de novembro, professores das disciplinas de História, Filosofia, Sociologia, Geografia e Língua Portuguesa estarão realizando um conjunto de atividades de pesquisa que incluem a história, a resistência e a contribuição das populações africanas em nosso país e no mundo. “Entre as atividades propostas está a pesquisa sobre a biografia de personalidades da militância negra e de lutas de libertação e igualdade racial, como por exemplo, Stephen Bantu Biko, Mumia Abu-Jamal, Black Panther Party ou Panteras Negras, Malcolm X, François-Dominique Toussaint Louverture, Muhammad Ali, etc.”, explica o professor de História Márcio Marinho Martins. Também haverá um conjunto de atividades culturais, como explica a professora de Letras, Liliane Pereira Soares Nascimento: “Uma mostra de poesia, literatura e arte que incluem, também, dramatizações e coreografias com músicas produzidas pelos estudantes que se apresentarão no encerramento do projeto no dia 10 de dezembro”.

2011 NEGRO E NOVEMBRO NEGRO
2011 NEGRO E NOVEMBRO NEGRO

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: IFROInstituto FederalnegroVilhena

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.