O grande dia dos quatrocentos casais que irão participar do Casamento Social – Edição Cuiabá, neste domingo (20.11), será marcado por uma comemoração especial neste ano, com direito a música, tapete vermelho, cerimônia simbólica, registro fotográfico, além do serviço de retoque de maquiagem e cabelo.
Realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho de Assistência Social (Setas) em parceria com o Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ), o evento reunirá cerca de três mil pessoas, entre os noivos, testemunhas do casal e convidados.
Entre as empresas que atuarão como parcerias para a realização da celebração, a Splendore Expressão Musical, que atuará na parte de sonorização do evento. A banda musical da Polícia Militar (PM), também estará presente participando da composição musical.
Será ainda realizada uma cerimônia simbólica de culto ecumênico, além de troca de alianças. Cada casal receberá também o tradicional “bem casado”. Entre as autoridades que participarão da cerimônia, o titular da Setas, Valdiney de Arruda e o governador Pedro Taques.
A Setas organizou também uma operação especial para garantir que mesmo em caso de chuva, ninguém seja pego de surpresa. Serão disponibilizados guarda chuvas e capa de chuva para os convidados. Quanto aos noivos, entrarão por uma tenda especial.
Para maior conforto, serão ofertados dez pontos de distribuição de água, durante a celebração da cerimônia, além de quatro painéis de fotos, onde serão feitos os registros fotográficos. Quatro cadeiras de rodas para Pessoas Com Deficiência (PCD) também estarão à disposição.
Para as noivas, em específico, a empresa Galvan Cabelereiros, realizará retoque de cabelo e maquiagem. Vale enfatizar que serão executados apenas retoques e que os noivos, se assim desejarem, já devem comparecer ao local com maquiagem e cabelos prontos.
Convocação
O treino terá duração média de duas horas e meia e será realizado no sábado (19.11), às 17h, no ginásio Aecim Tocantins. É necessário que todos participantes compareçam, para receber instruções sobre a cerimônia, que serão repassadas por servidores da Setas.
Mais informações podem ser obtidas no telefone (65) 3613-5771.
Casamento
A oficialização da união ocorre em regime parcial de bens, conforme informa o superintendente de Cidadania da Setas, Juliano Rabelo. Puderam participar da ação apenas casais maiores de 18 anos, com renda familiar de até três salários mínimos e que possuam inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
“Será uma oportunidade única para que essas pessoas possam se unir oficialmente e, assim, garantir sua cidadania. O Governo do Estado fica muito honrado em proporcionar momentos como esse à população, garantindo o lema do governador de não deixar nenhum cidadão para trás”, disse.
No interior
Aproximadamente 700 casais participaram, neste ano, do Casamento Social no interior de Mato Grosso. O programa passou por 13 municípios, com o objetivo de oficializar a união de casais que não o conseguiam fazer por falta de condições financeiras ou documentação.
Entre os municípios que receberam a edição de 2016, estão Pedra Preta, Alto Paraguai, Diamantino, Glória D’Oeste, Porto Esperidião, Dom Aquino, Canarana, Confresa, Porto Alegre do Norte, Ribeirão Cascalheira, Juara e Cáceres.