domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 21:1 – Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; a tudo quanto quer o inclina.

21/11/2016
in Estudos de Provérbios

O SENHOR Jeová é soberano sobre os corações dos homens, até mesmo os corações de reis. Com a facilidade que Ele dirige os rios para traz e para frente na medida em que correm para o mar, assim Ele dirige os corações dos reis para qualquer direção que Ele queira para cumprir o Seu santo propósito. “Bendizei, povos, ao nosso Deus!”

Tendo em mente o Seu conhecimento, oramos com confiança pelos reis e todas as autoridades, sabendo que Ele pode e dirige os seus corações e decisões (ITm 2:1-2; Jr 29:4-7). Neemias não hesitou em orar na presença do Rei da Pérsia por uma grande misericórdia (Ne 2:1-6).

Com este conhecimento em mente, nos submetemos às suas leis, sabendo que eles e as suas decisões são orquestrados pelo SENHOR para a Sua glória e o nosso benefício (Rm 13:1-7; Is 49:23).

Com este conhecimento em mente, facilmente entendemos que Ele é soberano sobre homens inferiores e em circunstâncias simples, por isto confiamos Nele completamente e aguardamos a Sua misericórdia (Pv 16:9; Rt 2:3; Tg 4:13-15). Veja os comentários de Provérbios 16:33.

Quando o império romano sucumbiu no ano 476 d.C. e dez nações surgiram de suas ruínas (Dn 7:24; Ap 17:12-13), Deus colocou nos seus corações para cumprirem a Sua vontade e entregarem os seus reinos em apoio aos Papas e à forma restaurada daquele império (Ap 17:17). Não fez diferença por quais motivos egoístas ou temerosos eles apoiaram as ambições papais, pois o fizeram porque Deus colocou essas idéias em seus corações. E quando isto havia servido o Seu grande objetivo, Ele mudou novamente os corações (Ap 17:16). E a Babilônia caiu, conforme profetizado pelo mesmo SENHOR!

Tal governo soberano sobre os corações dos reis não era nada novo, pois Ele fez isto desde o princípio. Ele endureceu o coração de Faraó de forma a obter glória sobre ele no Egito (Êx 4:21; 14:4,17). Que outro motivo um homem levaria sua carruagem para dentro do Mar Vermelho depois das dez pragas na terra do Egito! Que tolo! Não seja altivo, mas tema!

Ele endureceu o coração de Seom, o rei dos Amonitas, para destruí-lo numa batalha (Dt 2:30). Ele endureceu o coração de Davi para que ele fizesse a contagem do número de Israelitas, ao entregá-lo a Satanás por uma temporada (IISm 24:1; ICr 21:1). Ele revelou o coração de Ezequias ao deixá-lo ao seu próprio orgulho (IICr 32:31). Ele brincou com Acabe ao mentir para ele com os Seus próprios profetas e em seguida enviando um espírito mentiroso aos seus profetas (IRs 22:15,22). E o rei da Assíria não era nada mais do que um machado ou serrote nas mãos do SENHOR, apesar dele não saber disso (Is 10:5-15).

O nosso grande Deus removeu as ambições dos reis pela terra de Israel três vezes ao ano, enquanto todos os homens estavam presentes às três festas anuais (Êx 34:24). Mas Ele também endureceu os corações daqueles mesmos reis para que fossem destruídos em batalha contra Israel (Js 11:20). Ele deu um novo coração a Saul e uma grandeza de coração a Salomão para prepará-los a serem reis (ISm 10:9; IRs 4:29). Mas Ele deu a Nabucodonosor um coração de animal durante sete anos para humilhá-lo, e Ele nem pediu permissão ao pobre Rei para fazer isso (Dn 4:16-17)!

Fosse ele Adolf Hitler, Presidente Bush ou Saddam Hussein, isto não importa – o SENHOR controla os seus corações. Podemos orar por eles se, sob a direção deles, nós podemos nos submeter às suas leis (a não ser que sejam contrárias às leis de Deus). E podemos descansar nos braços amorosos, mas poderosos do nosso Pai Celestial. Pois eles não podem nos tocar sem a permissão Dele (Sl 105:14-15).

Caro leitor, seja agradecido que o SENHOR é soberano sobre o coração humano, pois se ele não tivesse mudado o seu coração, você estaria babando sobre um pedaço de madeira em algum lugar (Is 44:9-20). Dê a glória a Deus e peça a Ele para continuar a mudar o seu coração (IRs 8:58; Sl 51:10; 119:32,36; 141:4; Is 63:17; Fp 2:13; Hb 13:21). Amém!

Fonte: Assessoria

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: estudoMisericórdiaProvérbios

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.