A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) irá reunir nesta quinta-feira (24.11) os gestores de assistência social dos 141 municípios mato-grossenses para a última reunião ordinária do ano. No evento, serão discutidos e pactuados os aprimoramentos necessários para a política de assistência social no Estado.
Para celebrar o fim das atividades, será realizado um almoço de confraternização. Em seguida, será iniciado efetivamente as atividades da instância, que contará com a participação do coordenador geral da CIB, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda.
Como as eleições municiais ocorreram agora em 2016, no próximo ano a maioria dos participantes da CIB deverá ser trocada por representantes das novas gestões municipais. Por isso, de acordo com a secretária-adjunta de Assistência Social, Marilê Ferreira, o encontro será extremamente importante.
“É importantes que todos gestores que puderem participem da CIB desta semana, para que possamos fazer um balanço, discutir e avaliar como está o cenário vivido por cada um. Na próxima reunião, a maioria dos integrantes já terá mudado e aí iniciaremos um novo processo”, considerou Ferreira.
Ainda no encontro, será entregue aos gestores um certificado de reconhecimento pela participação ativa na condução da assistência social de seus respectivos municípios. “Durante esse período em que participamos de todas discuções com os gestores, sempre observamos que todos se comprometem com afinco para contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, disse Marilê.
Composição
A CIB é composta pela Secretaria Adjunta de Assistência Social da Setas e pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas). Gestores municipais de assistência social e entidades como a Associação das Primeiras Damas do Estado (APDM) e Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) são convidados a participar.
Os encontros da Comissão são realizados bimestralmente. A composição da CIB toma como regra os portes populacionais dos municípios, divididos entre pequeno porte I e II, médio e grande porte. São municípios de grande porte aqueles com população acima de 100 mil habitantes: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis.