Existe um leão em seu caminho? Em sua rua? Que desculpa você usa para justificar a razão pela qual você não faz o seu dever? Salomão usou este provérbio para zombar e ridicularizar as desculpas que os homens preguiçosos dão para evitar o trabalho duro e/ou completar projetos (Pv 22:13). Homens preguiçosos sempre tem uma explicação do motivo pelo qual não conseguem completar uma tarefa no tempo certo, mas as suas razões são tolices como a situação de um leão nas ruas (Pv 26:16). Os leões estão na África ou nos zoológicos!
Não há dúvida alguma de que o leão é um animal temível. Ele é chamado de ”o rei dos animais” por boas razões! Deus inspirou Agur a escrever que o leão não evita o confronto com nenhuma outra criatura (Pv 30:30). Sua beleza é a sua grande força e destemor com os quais ele anda por aí. E estamos considerando o leão macho pelo seu tamanho bem maior e a sua aparência magnifica! Sua cabeça e a sua juba são gloriosas! Ele é uma visão linda e ao mesmo tempo assustadora!
Um leão macho é atemorizante! Pode atingir 2,5 metros de comprimento (sem contar o rabo), 1,2 metros de altura (ao nível do ombro) e pesar 270 quilos! Um leão, em média, consegue pular verticalmente 3,6 metros e pode correr à velocidade de 65 km por hora em curtas distâncias! Sua metade dianteira é tão forte que ele consegue derrubar uma zebra e quebrar o seu corpo com uma só patada! Seu rugido é tão poderoso e alto que pode ser ouvido a uma distância de 10 quilômetros de distância! Você não iria querer ter um na sua rua!
Não existe efetivamente um leão no nosso provérbio. É apenas a desculpa apresentada por uma pessoa preguiçosa para justificar a sua preguiça, sua procrastinação, e de não ter terminado as tarefas agendadas. Se ele não usasse um leão para se desculpar, ele usaria o tempo frio (Pv 20:4; 22:13). Ele usará qualquer desculpa que possa inventar para desculpar a sua preguiça. Ele prefere o calor da sua cama onde pode dormir (Pv 20:13; 24:30-34; 26:14).
A preguiça, uma atitude negativa a respeito do trabalho, é uma auto realização. O homem preguiçoso se depara com muitas dificuldades em suas débeis tentativas de trabalhar. Sua atitude faz com que meros desafios se tornem em desastres (Pv 15:19; 19:15). E Deus assopra contra ele, pois Ele não tolera a preguiça (Pv 6:6-11). A vida é difícil para o preguiçoso. Ele engana a si mesmo quando considera que tudo foi fácil para os homens bem sucedidos.
Grandes homens não temem leões ou obstáculo em seu caminho; e eles certamente não os inventam! Eles confiam no Deus vivo. Quem os ajudará a realizar qualquer coisa que determinam em suas mentes a realizar. Calebe, que viu o povo tentar a volta ao Egito por causa dos gigantes em Canaã, esperou 45 longos anos até que pode enfrentar pessoalmente aqueles gigantes intimidantes (Js 14:6-15)!
O tratamento para o preguiçoso é deixa-lo com fome (Pv 20:4; IITs 3:10)! Qualquer homem trabalhará bastante quando o seu estômago está vazio (Pv 16:26)! Leões desaparecem quando o homem está suficientemente faminto! O que você deveria estar fazendo que ainda não está? Onde estão os leões da sua vida? Saia para a rua!