sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Cientista defende adoção de novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia

09/12/2016
in Brasil

Ameaçada de extinção na Amazônia, a ucuuba, árvore que chega a ter 60 metros de altura, foi apontada como exemplo do potencial econômico da biodiversidade brasileira, durante o seminário 1º Congresso do Futuro, que teve início nesta quinta-feira (8), no auditório Petrônio Portella. Até recentemente, a árvore era derrubada e usada apenas para a produção de cabos de vassoura. Agora ela permanece de pé e rende três vezes mais por meio da utilização de suas sementes para a produção de cosméticos.
— Precisamos valorizar os produtos da floresta e criar uma bioindústria na Amazônia, gerando bons empregos na região — recomendou o climatologista Carlos Nobre, membro do Conselho Científico sobre Sustentabilidade Global da Secretaria-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na abertura do seminário, presidido pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT).
O cientista recorreu ao exemplo da Amazônia, maior ecossistema do Brasil, para abordar o tema do primeiro painel do seminário, o Desenvolvimento Sustentável da América Latina. Ele defendeu a adoção para a região de uma terceira via, além dos modelos puramente conservacionista e de expansão agropecuária. Em vez de olhar para as possibilidades de produção de carne, grãos e madeira, sugeriu, o país deveria privilegiar o potencial da biodiversidade da Amazônia, utilizando para isso os instrumentos da chamada Quarta Revolução Industrial.
— É um modelo disruptivo e revolucionário, onde a inovação é central — definiu.
Em língua indígena, ucuuba significa árvore da graxa, ou da manteiga. Por isso, tem sido usada pela empresa Natura para a produção de cremes hidratantes e sabonetes. A empresa pretende movimentar R$ 1 bilhão na região amazônica até 2020, segundo informou durante o seminário o diretor de Assuntos Corporativos da Natura, Marcelo Behar. Atualmente, observou, já são beneficiadas pela venda de frutos e sementes 2250 famílias de 30 comunidades.
Legislativo
Também presente ao seminário, o diretor do Centro Mundial do PNUD para o Desenvolvimento Sustentável (Centro Rio+), Rômulo Paes de Sousa, ressaltou a importância do Poder Legislativo na elaboração de marcos legais que estimulem a adoção de novos modelos de crescimento.
Ele recordou que, para a implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU em 2015, será necessário combinar as dimensões ambiental, econômica e social. Essa agenda, recordou, confere grande importância ao debate sobre o tema no Congresso Nacional.
— A liderança do Legislativo brasileiro nesse tema é fundamental — afirmou Paes de Sousa.
Jovens
A implantação de um novo modelo mais sustentável também depende bastante dos jovens, segundo observou o pesquisador Alfredo Pena-Veja, do Centro Edgar Morin, Instituto Interdisciplinar de Antropologia Contemporânea, em Paris.
— Precisamos dedicar esforços a despertar a consciência dos jovens. Esta deve ser uma bandeira das novas gerações, e a via possível é a educação — disse Pena-Veja, coordenador do Pacto Mundial Jovens pelo Clima.
Também presente ao encontro, o fundador do think tank Democracy Lab, Alvaro Salas, ressaltou que a América Latina tem que desafiar o pensamento corrente de que a região só pode ser produtora de bens primários. Por sua vez, o presidente da General Electric do Brasil, Gilberto Peralta, informou que a empresa está investindo US$ 500 milhões no quinto centro global de pesquisa da multinacional, localizado no Rio de Janeiro.
500x281_o_1b3funlhkafm1g3p1mt3197kib8a
Fonte:Agência Senado
 
 

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: amazoniaClimaDesmatamento

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.