quinta-feira, 8 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Uber anuncia início de operações em Blumenau e Joinville nesta sexta (9)

09/12/2016
in Santa Catarina

A empresa Uber anunciou que vai começar a operar nas cidades de Joinville, no Norte Catarinense, e Blumenau, no Vale, a partir das 14h desta sexta-feira (9). Em Florianópolis, o serviço foi implantado no dia 30 de setembro e enfrenta resistência entre os taxistas. Nesta semana, a Justiça concedeu uma liminar que garante o funcionamento do serviço de transporte na cidade.
A Uber afirma ter respaldo legal na lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prevê o transporte público individual e o transporte privado individual, onde se encaixaria. No entanto, até agora foi regulamentado em três cidades brasileiras: São Paulo, Brasília e Vitória.
Assim como Florianópolis, em Joinville e Blumenau a empresa começará a operar com o serviço Uber X, que prevê carros de quatro portas com ar-condicionado, fabricados a partir de 2008.
O usuário precisa ter um aplicativo, pelo qual é possível ter informações sobre o motorista, veículo e percurso. Segundo a empresa, todos os motoristas passam por uma triagem de antecedentes criminais.
‘Desafio de mobilidade’
“Estamos sempre de olho em cidades que tenham desafios de mobilidade e número grande de carros particulares”, afirmou Pedro Prochno, gerente de comunicação da Uber no Brasil, sem revelar os planos de expansão da empresa no estado. “Por enquanto, Blumenau e Joinville [além da capital]”.
A empresa também não divulga o número de motoristas já cadastrados para atuar nas duas cidades catarinenses: “Há mais demanda de manhã cedo e no fim da tarde. Os motoristas parceiros da empresa é que definem quantas horas e em que dias vão trabalhar. Nosso trabalho é equilibrar a oferta e a demanda”, disse o gerente.
Expansão
Prochno afirma que usuários de cidades vizinhas poderão se valer dos serviços da Uber, assim como acontece em Guarulhos e São Paulo, por exemplo, em razão de proximidade e do fluxo de pessoas que transitam entre os municípios das regiões de Blumenau e Joinville.
Questionado sobre a falta de motoristas disponíveis em regiões como Norte e Sul de Florianópolis, Prochno afirma que o serviço é balizado pela demanda. “A expansão começa sempre pela região central, e gradativamente vai aumentando o número de carros”.
Sindicatos de taxistas vêem o Uber como uma concorrência desleal. Eles afirmam que os motoristas cadastrados na prefeitura têm investido para melhorar o serviço prestado à população. A empresa afirma que que não há prejuízo para os táxis com a chega do serviço. “A ideia é trazer mais gente para o universo de compartilhamento de modais”.
Liminar em Florianópolis
Na capital, a Uber começou a operar em 30 de setembro. Desde então, carros foram apreendidos, já que o serviço não foi regulamentado e vinha operando de forma “clandestina”, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana. Houve também motoristas da empresa afirmaram terem sido vítimas de agressões.
Na quarta-feira (7), a prefeitura de Florianópolis informou que vai respeitar a decisão liminar da 1ª Vara da Fazenda de Florianópolis, que concedeu na terça-feira (6) uma liminar que garante o funcionamento do serviço de transporte na cidade. No entanto, a administração informou que vai recorrer judicialmente.
A prefeitura diz que vai se abster “de exercer qualquer fiscalização, controle ou restrições a utilização do aplicativo Uber no município de Florianópolis”.
Entretanto, no mesmo comunicado, diz que “recorrerá da decisão prolatada a fim de preservar sua competência regulatória municipal sobre o transporte individual de passageiros”. Na liminar da terça-feira, o juiz considerou ilegal a apreensão de veículos e multas aplicadas à empresa e aos motoristas.
A prefeitura ainda considera que a atividade deva ser regulamentada, pelos “critérios de segurança, fiscalização e pagamento de tributos”. Enquanto o recurso não for julgado, ficam suspensas atividades da comissão de regulamentação da Uber no município.
Decisão judicial
Na decisão, o juiz Hélio Pereira afirma que o funcionamento do serviço está de acordo com a liberdade constitucional de livre iniciativa. “A autora [Uber] tem o direito de atuar no mercado sem nenhum tipo de constrangimento”, escreveu o juiz.
Câmara rejeitou projeto de lei
A decisão foi publicada um dia após a Câmara de Florianópolis rejeitar o projeto de lei complementar (PLC) sobre a regulamentação de aplicativos para o transporte individual de passageiros, que engloba o serviço do Uber. Os vereadores votaram o parecer contrário ao PL dado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Foram 16 votos a favor do parecer, um contrário (do vereador autor do PLC) e seis ausências. Com isso, o Projeto de Lei Complementar nº 1.538/2016 foi arquivado.
No parecer, a Comissão argumentou que o projeto deveria ter sido elaborado pelo executivo e não pelo legislativo. O PLC começou a tramitar em abril deste ano.

Taxistas que assistiram à sessão comemoraram resultado (Foto: Édio Hélio Ramos/Câmara Municipal de Florianópolis)
Taxistas que assistiram à sessão comemoraram resultado

A Procuradoria Jurídica da Casa sugeriu que os parlamentares não aprovassem o PLC porque o transporte privado é uma concessão e, por isso, quem deveria ter proposto o projeto é o prefeito, não um vereador.
Segundo a Câmara, taxistas lotaram a galeria da Casa para acompanhar a sessão e comemoraram a decisão.
Comitê para regulamentação
Em 25 de outubro, a Prefeitura de Florianópolis anunciou a criação de um comitê para debater formas de regulamentar aplicativos de transporte. A Secretaria Municipal de Comunicação informou que o comitê já fez várias reuniões, mas não tinha uma posição definitiva.
Fonte: G1

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: BlumenauComitêuber

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.