quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rede de fortalecimento na ação social discutida na Assembleia Legislativa

13/12/2016
in Rondônia

A crise política e econômica em que se encontram as secretarias de assistência social, municipais e estadual, em Rondônia, e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) foi o tema da audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (12), proposta pelo deputado Hermínio Coelho (PDT).
O encontro, segundo Hermínio, atende pedido do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Rondônia (Coegema), com sede em Presidente Médici, e representantes dos 52 municípios do Estado para que, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, possam fortalecer a representação municipal nos conselhos, comissões e colegiados em território nacional.
O parlamentar afirma que há aproximadamente dois anos os municípios não estão recebendo repasse de recursos financeiros, estadual e federal, além de outros assuntos de interesse social.
O presidente do Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social (Coegema), Rodrigo Costa, disse que os repasses federais estão atrasados há mais de dois anos, ultrapassando R$ 2 bi aos municípios e que somente com os recursos próprios do município, não conseguem suprir a necessidade.
Disse que as secretaria não tem mais a questão do assistencialismo, mas sim o fortalecimento das pessoas para que elas sejam protagonistas de suas vidas.
O secretário de Ação Social (Semas), de Porto Velho, Solano de Souza Ferreira, afirmou que o governo federal vem num desmonte da assistência social de modo geral e que na capital é extremamente complicado de se atuar devido a dispersão territorial. Com isso, produz hoje 65 mil no cadastro único (CAD único) e 25 mil no bolsa família.
Solano também relatou a questão crescente de violência contra a mulher e vulneráveis, havendo necessidade de apoio maior do Estado, auxiliando o custeio da assistência social, pois o município sozinho não conseguirá suprir.
Hermínio sugeriu que das emendas parlamentares, 25% são obrigatórios para saúde e educação, e que proporá alguma forma, que obrigue os parlamentares a colocar um percentual na ação social para auxiliar as ações dos municípios.
O coordenador estadual da Política de Assistência Social, Massimo Araújo, disse que atualmente existem 61 CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) no Estado, formando a rede de proteção social, somado a mais de 400 ONGs credenciadas que auxiliam no atendimento. A discussão é saber agora, afirmou, se os recursos destacados no orçamento serão o suficiente para atender todo o sistema.
O SUAS precisa ser reconhecido como um sistema de acolhimento e é necessário o seu fortalecimento.
A representante da Suas em Cacoal, Mirian Lacerda agradeceu o espaço de discussão. Assistência social é direito, de quem quer que necessite independente de contribuição previdenciária. “Nosso público é grande e por isso precisamos de recursos do Estado”, afirmou. Assistência social, saúde e judiciário devem andar juntos para atender corretamente a população.
A vice-prefeita eleita de Campo Novo e ex-secretária de Ação Social do Estado, Valdenice Ferreira, disse que o escape para o segmento seria de um fundo para os repasses, o que independeria de convênios para enviar recursos. A área precisa de capacitação técnica ao pessoal dos municípios, pois muitas vezes se tem recursos e não tem quem vá geri-los. Concluiu afirmando que se os deputados enviarem emendas “serão carregados ao final do mandato, pois até hoje nunca vi algum parlamentar destinar recursos para a área”.
A representante dos técnicos de Assistência Social, Roseli Ferreira, afirmou que há muitos profissionais que não sabem trabalhar, por não conhecer os sistemas destinados ao setor, e por estes “detalhes” recursos foram perdidos.
A secretária municipal de Machadinho do Oeste, Lucinéia dos Reis reforçou o pedido das emendas parlamentares para a área da assistência social.
Da Semas de Vilhena, Juliane Zanardi defendeu concurso para CRAS e CREAS, pois em Vilhena tem somente uma técnica concursada. Mudando a administração praticamente muda-se todo o pessoal e todos os que foram capacitados darão lugar a outros que vão necessitar de capacitação e formação, “concurso público para todos”, defendeu. Ela agradeceu emenda do deputado Hermínio ao município.
O presidente da Comissão de Defesa e Direitos Humanos da OAB, Jacson da Silva Souza, colocou a Ordem à disposição de todas as secretarias se precisarem de apoio.
A secretária de Estado da Ação Social (Seas), Hérica Lima Fontenele, reafirmou a questão da Ação Social enquanto política de garantia de direitos para aqueles que realmente precisam, não mais de assistencialismo. Fez balanço dos trabalhos desenvolvidos pela Seas, como rede de proteção à mulher e no combate a fome com a criação do Fundo para Erradicação da Pobreza (Fecoep).
Falou que a secretaria manterá o diálogo com os municípios, trocando ideias para manter a política de garantias de direitos.
O presidente da Coegema, Rodrigo Costa finalizou agradecendo a parceria, saindo do encontro com a semente plantada, acompanhando o orçamento. Cargos públicos passam, mas projetos e políticas públicas ficam para sempre.
Como encaminhamento ficou a proposta do deputado Hermínio para que os parlamentares estaduais encaminhem suas emendas destinando 5% para a área de assistência Social.
O presidente da Coegema entregou certificado nomeando o deputado Hermínio Coelho como padrinho do colegiado e ao deputado Ribamar Araújo (PR) o certificado de parceiro e amigo.
O deputado Hermínio Coelho agradeceu a assessoria da Mesa Diretora que já elaborou o texto para ser apresentado em Plenário que garante os recursos de 25% para a área da saúde e educação oriundos de emendas parlamentares e agora destinam também 5% para a Assistência Social.
500x281_o_1b3s3edpjgf71cpv1kdk1qqtu2ga
Fonte:Decom

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AssembleiaLegislativa

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.