segunda-feira, 19 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Braço do Norte concluirá o diagnóstico socioambiental até outubro de 2017

16/12/2016
in Justiça, Santa Catarina
O diagnóstico é um estudo que, levando em consideração aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos, caracteriza a situação ambiental e delimita as áreas urbanas consolidadas, de relevante interesse ecológico e de risco.

O Município de Braço do Norte assinou aditivo a termo de ajustamento de conduta já firmado anteriormente com a 2ª Promotoria de Braço do Norte comprometendo-se a concluir o diagnóstico socioambiental e o mapeamento das áreas urbanas consolidadas da cidade até outubro de 2017.

O acordo estabeleceu que o diagnóstico socioambiental abrangerá todo o perímetro urbano do município, incluindo a integralidade dos recursos hídricos nele existentes. O aditivo também consignou que o diagnóstico contará com a previsão de realização de obras mitigatórias de riscos de inundações e apresentará projeto básico coletivo para a adequação e a regularização de edificações que se encontrem em área de preservação permanente inseridas em área urbana consolidada, tais como implementação de saneamento básico e recuperação de mata ciliar.

O diagnóstico socioambiental é um estudo multidisciplinar que, levando em consideração aspectos físicos (subsolo, água, ar e clima), biológicos (fauna e flora) e socioeconômicos (uso e ocupação do solo e das águas, recursos ambientais, e sua relação de interdependência com a comunidade local), caracteriza a situação ambiental de determinado território, delimitando e definindo as respectivas áreas urbanas consolidadas, de relevante interesse ecológico e de risco (deve ser providenciado pelos Municípios).

Considera-se área urbana consolidada aquela situada em zona urbana delimitada pelo poder público municipal, com base em diagnóstico socioambiental, com malha viária implantada, com densidade demográfica considerável e que preencha os requisitos do art. 47, II, da Lei nº 11.977/2009.

Também participou do pacto, como signatária, a Fundação do Meio Ambiente de Braço do Norte/SC (FUNBAMA), comprometendo-se, a partir de 1º de março de 2018, a promover a orientação de todos os proprietários de terrenos situados em área urbana consolidada, para que, no prazo de seis meses contados da vistoria, comprovem junto ao órgão ambiental, o atendimento e o cumprimento do projeto básico coletivo de adequação e de regularização das obras (implementação do saneamento básico) e de restauração da mata ciliar das áreas de preservação permanente situadas em área urbana consolidada.

As tratativas para a formalização do acordo foram feitas entre a 2ª Promotoria de Justiça de Braço do Norte, o atual Prefeito, Ademir da Silva Matos, e o Prefeito eleito para 2017/2020, Roberto Marcelino Kuerten, com acompanhamento pela equipe de transição.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.