A Prefeitura de Ipatinga – MG publicou edital com 268 oportunidades para carreiras de nível médio ou superior. A remuneração vai de R$ 1.011,75 até R$ 3.764,09.
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O período de inscrição começa em 14 de fevereiro e termina no dia 16 de março. O cadastro deve ser feito no site da banca, IMAM. A taxa vai de 50 a 120 reais e a prova será aplicada em 29 e/ou 30 de abril de 2017.
Confira o que cairá na prova:
Conteúdo Programático
Para nível médio
– Língua Portuguesa:
Compreensão, interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas: Tipologia textual. Paráfrase, perífrase, síntese e resumo. Semântica: sinonímia, antonímia, paronímia e homonímia; significados contextuais das palavras. Processos de coesão e coerência textuais. Coordenação e subordinação. Emprego das classes de palavras. Concordância. Regência. Estrutura, formação e representação das palavras. Ortografia oficial. Pontuação e efeitos de sentido. Variação linguística e adequação ao contexto.
1) Para Professor de Educação Básica
– Conhecimentos Específicos: a criança como sujeito histórico e de direitos. Concepção de infâncias, políticas públicas para infância, saúde e nutrição, desenvolvimento infantil e aprendizagem, o brincar, o jogo e o desenvolvimento social. Noções de educação infantil e suas áreas de experiência e conhecimento. Organização e funcionamento dos trabalhos cotidianos, metodologia de trabalho, planejamento e avaliação. Rotina do trabalho em creches e pré-escolas. Ludicidade. Desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Estatuto da Criança e do Adolescente. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, v.1,2 e 3. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96.
2) Para Assistente de Biblioteca
– Conhecimentos Específicos: leitura: objetivos, aspectos cognitivos (conhecimentos prévios, expectativas e estratégias de processamento de texto). Tipos de leitura: informativa, formativa e literária. Interação leitor e texto. Tipos de leitor. Intertextualidade. Literatura no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Relações entre a arte e literatura. Leitura: conceito, objetivos, formação de hábitos de leitura. Leitura no contexto escolar. Projetos de incentivo à leitura. Sistema Operacional Microsoft Windows (XP/Seven): Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); Organização de pastas e arquivos; Operações de manipulação de pastas e arquivos (criar, copiar, mover, excluir, renomear); Uso dos recursos da rede. Editor de textos Microsoft Word (2007): criação, edição, formatação, impressão; Utilização de janelas e menus; Criação e manipulação de tabelas; Inserção e formatação de gráficos, símbolos e figuras; Geração de mala direta; Proteção de documentos e utilização das ferramentas. Planilha eletrônica Microsoft Excel (2007): Manipulação de arquivos e pastas; Criação, importação, edição, formatação, impressão; Utilização de fórmulas; Geração de gráficos; Classificação e organização de dados. Internet: navegação, busca de documentos e conteúdo; Correio eletrônico: conhecimentos do Microsoft Outlook Express; Enviar e receber mensagens; Anexos; Catálogo de endereços; Organização das mensagens.
3) Para Assistente de Educação Básica
– Conhecimentos Específicos: Sistema Operacional Microsoft Windows: configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); organização e manipulação de pastas e arquivos; uso dos recursos da rede. Editor de textos Microsoft Word (2007/2010): criação, edição, formatação e impressão de documentos; utilização de janelas e menus; criação e manipulação de tabelas; inserção e formatação de gráficos, símbolos e figuras; geração de mala direta, envelopes e etiquetas; proteção de documentos; utilização das ferramentas. Planilha eletrônica Microsoft Excel (2007/2010): manipulação de planilhas, modelos e pastas de trabalho; criação, importação, edição, formatação e impressão de planilhas; utilização de fórmulas; geração de gráficos; classificação e organização de dados. Microsoft Power Point (2007/2010): criação/edição e exibição de apresentações gráficas: Internet: navegação, busca de documentos e conteúdo, segurança. Conceitos preliminares: Educação Integral; Direitos e deveres da criança e do adolescente (Estatuto da Criança e do Adolescente); Lei Estadual nº 9.760 de 24//09/1997 que dispõe sobre a proibição de fumar nas escolas; Educação Especial e Educação Inclusiva no cenário brasileiro; Lei 13146 de 6/7/2015 – Cap X; Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), Lei nº 10.880, de 9/6/2004; Ética; Regimento Escolar; Ofício e Ata. Noções básicas de Primeiros Socorros.
* Conhecimentos Específicos: conferir o de cada carreira no edital.
Para nível superior
– Língua Portuguesa:
Compreensão, interpretação e reescritura de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas: Tipologia textual. Paráfrase, perífrase, síntese e resumo. Significação literal e contextual de vocábulos. Processos de coesão textual. Coordenação e subordinação. Emprego das classes de palavras. Concordância. Regência. Estrutura, formação e representação das palavras. Ortografia oficial. Pontuação.
* Conhecimentos Específicos: conferir o de cada carreira no edital.
Critérios de desempate
Em caso de igualdade de pontos a classificação obedecerá a seguinte ordem:
a) Candidato com idade igual ou superior a 60 anos;
b) Candidato com maior nota na Prova Objetiva;
c) Candidato com maior nota em Conhecimentos Específicos;
d) Candidato com maior nota em Língua Portuguesa;
e) Candidato com maior idade.
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