Quando se leva em consideração que alguns setores públicos fundamentais para o bom andamento do país estão operando em capacidade máxima de funcionamento, é correto afirmar que editais para concursos públicos serão divulgados em breve, pois tais setores não abrem concurso há um tempo significativo.
Portanto, na esfera nacional, é possível que concursos para diversas vagas na Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e até vagas no judiciário certamente surgirão durante o decorrer de 2017.
Já nos âmbitos estadual e municipal, as áreas que serão autorizadas a abrirem concursos públicos são as da saúde, segurança, educação e fiscalização tributária, entre outras, por serem extremamente relevantes para o bom funcionamento do estado e atendem às necessidades da sociedade.
Sendo assim, de acordo com especialistas da área de concursos públicos, a ordem do ano do concurseiro é manter-se ligado, pois mesmo com menor quantidade de vagas, bons concursos acontecerão ao longo do ano, mesmo que a nomeação e posse só ocorram, em alguns casos, no ano que vem.
Menor concorrência?
Ainda segundo a análise de especialistas da área, um fato curioso surge quando se vivencia um grande número de suspensão de novos concursos. Ao dar destaque às suspensões e não aos novos editais que acontecem, um número menor de pessoas se interessa em seguir o funcionalismo público.
Além de menor interesse, as pessoas que buscavam uma oportunidade na carreira pública, ou se depararem com a situação de suspensão, ficam desmotivadas a ponto de abandonarem o objetivo de se tornarem funcionários públicos. Estes simplesmente param de estudar e voltam a atuar no setor privado.
O que ocorre, então, é a diminuição da concorrência, pois um número menor de candidatos se inscreve, fato que acaba se tornando em grandes vantagens para o concurseiro determinado.
No entanto, a concorrência menor passa a ser muito mais qualificada, pois um concurseiro que leva seu objetivo até o fim se preparou para esse exato momento e não pretende perder a oportunidade.
O que, aparentemente, facilita a aprovação do concurso é o mesmo que a dificulta, pois são candidatos altamente focados e motivados. A concorrência se torna sólida e capacitada.
O preparo adequado para concursos públicos é fundamental
Desta forma, os editais que serão anunciados durante o ano de 2017 demandarão que os candidatos estejam muito bem preparados e aptos à aprovação.
Mais do que nunca, o indivíduo que busca ingressar em uma carreira pública deve ter foco, disciplina e organização na hora dos estudos. Além disso, é essencial não perder tempo e atirar para todos os lados na hora de se inscrever em um concurso. Procure uma área que tenha afinidade, o que facilitará os estudos.
Assim sendo, lançar mão de um método de estudo e uma rotina que lhe ofereçam a oportunidade de tirar o máximo proveito de seu tempo de estudo e juntar-se à uma comunidade de troca de conhecimento pode ser “a cereja do bolo” quando o assunto é a aprovação em concursos públicos. Aproveite e boa sorte!
Fonte: BlogQualConcurso