quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 11:18 – O ímpio recebe um salário enganoso, mas, para o que semeia justiça, haverá galardão certo

11/01/2017
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2]Só existe uma maneira de obter sucesso na vida – buscando-a fiel e justamente, como se fosse para o Senhor. Pecadores trapaceiam a si mesmos! Eles planejam e trabalham para atingir um objetivo, mas erram o alvo sonhado ou ficam insatisfeitos quando o atingem! Por outro lado, os justos buscam diligente e pacientemente seus objetivos e obtém o que buscavam ou descobrem uma paz igual ou maior sem os mesmos! Que contraste de vidas!
Considere o provérbio. O trabalho enganador dos ímpios é a evanescência do sucesso. Ele fixa o seu prazer pelo pecado. Ele busca os seus desejos sexuais, mas o resultado nunca satisfaz a ânsia do seu coração ou do seu corpo. Compare as duas sentenças para confirmar esta interpretação. O homem ímpio comparado com o justo. O trabalho enganoso com a recompensa certa. Portanto, os homens justos obtém o que pacientemente buscaram, mas os ímpios acabam sendo enganados.
Considere alguns exemplos. Satanás prometeu a Eva que ela seria como Deus ao rejeitar a ordem Dele e comer do fruto proibido (Gn 3:1-5). O primeiro resultado terrível chegou imediatamente, mas as consequências nunca terão fim (Gn 3:6-24; 5:5; Ap 20:11-15). Por outro lado, Satanás ofereceu os reinos do mundo a Jesus, mas Ele resistiu à tentação e agora reina sobre o céu e a terra (Mt 4:8-11; Hb 12:1-3). Ele obteve a recompensa certa!
Amnom ficou doente em decorrência dos seus desejos sexuais para com a sua meia irmã, e com isto conspirou e a estuprou, mas as consequências foram totalmente insatisfatórias e isto lhe custou a vida (IISm 13:1-39)! Por outro lado, Isaque aos 40 anos e Jacó aos 77 confiaram em seus pais para orientá-los na escolha de suas mulheres, e ambos tiveram lindas mulheres que temiam a Deus – Rebeca e Raquel – e uma grande prole. Amnom foi enganado, mas os dois patriarcas encontraram a recompensa segura.
Israel murmurou e reclamou do maná até que forçaram a Deus a lhes dar as codornas. Ele as deu – amontoadas à altura de um metro aproximadamente, cobrindo uma área equivalente a um dia de caminhada em qualquer direção; mas Ele matou a muitos pela luxúria deles e mandou a esqualidez da alma para os restantes (Sl 106:13-15; 106:13-15). Por outro lado, uma pequena porção de salada ou um bocado seco é mais do que suficiente para duas pessoas que andam com Deus e em amor e em paz um com o outro (Pv 15:17; Sl 17:1).
O tolo Geazi cobiçou as vestimentas do rico sírio Naamã, e mentiu para poder obtê-las; mas ficou profundamente desapontado ao final pela perda das vestimentas e, tanto ele quanto a sua família, acabaram seus dias com lepra terminal (IIRs 5:20-27). Por outro lado, Moisés rejeitou os prazeres e as riquezas do Egito preferindo o povo de Deus, e ele foi recompensado com o cargo mais alto e a carreira mais ilustre em Israel (Hb 11:24-29), e apareceu em um estado glorificado com Elias no monte da transfiguração (Mt 17:1-3).
O homem que se mata de tanto trabalhar para progredir, raramente desfruta das riquezas que ajuntou, pois ele não tem tempo para relaxar e desfrutar delas, e logo se vai. Ao ouvir do aumento do seu patrimônio ele descobre que não está contente e quer mais (Ec 5:10). Mas um homem justo nem ao menos quer correr o risco de riquezas e, por isto, ele ora por uma renda modesta e bens ao invés de riqueza, e se alegra com o resultado (Pv 30:7-9).
Um homem justo pode não ver a sua recompensa logo, logo, pois semear é um termo tirado da lavoura, quando os homens esperavam muitas semanas e até meses para a recompensa da colheita. A exortação é para que nunca desfaleçamos! “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. ” (Gl 6:9). Crês tu isto, caro leitor?
A recompensa certamente virá para os justos! Semeie fielmente em justiça e colherás a recompensa quando menos você espera (Gl 6:7; Sl 58:11). A piedade traz consigo a promessa de vida atual aqui e na que há de vir (ITm 4:8).[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.