quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 14:11 – A casa dos perversos será destruída, mas a tenda dos retos florescerá

14/01/2017
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2]Quão próspera é a sua família? Quanto tempo durará? Que impacto terá sua prosperidade a favor da verdade e da sabedoria? Deus e os homens derrubarão a casa do ímpio, mas abençoarão e favorecerão o patrimônio do justo. Salomão observou que as famílias dos perversos vêm e vão, mas ele viu que a semente piedosa dos justos continuava prosperando por gerações (Sl 37:34-40). Temos aqui um provérbio que condena o perverso e encoraja o que é reto.
Os perversos constroem casas – locais de residência sólidos, de grande porte e permanentes – para obterem um nome para si (Sl 49:6-14). Eles confiam nas suas riquezas, inteligências, forças e reputações para livrá-los. O homem reto pode começar apenas com um barraco – frágil e temporário. Mas Deus arrasará o primeiro e abençoará o segundo. A grande reviravolta da fortuna é por decreto dos vigias – Deus favorece o homem reto!
O pecado é a ruina de famílias. Se você deseja que a sua família tenha continuidade e prosperidade, você precisa buscar a piedade e a santidade como faz o homem que é reto. Você precisa que Deus esteja em primeiro lugar em cada uma das vidas da sua família (Sl 101:3-8; 128:1-6; 144:11-15). Mas os ímpios nem levarão Deus em consideração: eles querem fazer as coisas por si só; eles não conseguem pecar o suficiente (Sl 10:4; 58:3). O Senhor garantiu por este provérbio que Ele arrasará tal homem e a sua casa.
Considere a casa de Eli, o sacerdote de Israel. Deus prometeu que a casa dele duraria para sempre como Seu sacerdote escolhido; mas ele não impedia os seus filhos de pecarem. Assim Deus derrubou a sua família em um só dia (ISm 2:12-36). Os seus dois filhos tolos foram mortos numa batalha; Eli caiu de costa e quebrou o seu pescoço quando recebeu a notícia, e a sua nora faleceu ao dar a luz (ISm 4:1-22). O Senhor acabou com a casa do perverso.
Houve também José. Seus irmãos o venderam à escravidão aos 17 anos de idade; ele foi acusado falsamente de estuprar a mulher do seu patrão; e foi jogado numa prisão. Certamente a vida e a situação dele tinham chegado ao fundo do poço! Mas ele resistiu aos avanços da mulher do seu patrão! Deus o tirou da prisão e o colocou no trono do Egito, e fez com que os seus filhos se tornassem tribos em Israel – uma herança dobrada! O barraco do justo floresceu!
Enquanto que existem outros exemplos de casas destruídas e de barracos desenvolvidos que poderíamos citar, há um acerto de contas que a maioria ignora – a morte e o Dia do Juízo. Lázaro, o mendigo, floresceu no céu enquanto que o homem rico foi atormentado no inferno.
O que você pode fazer? Ensine a sua família o temor do Deus da Bíblia (Dt 6:4-9; Sl 34:11; 78:1-8; Ef 6:4). Mantenha a prioridade deles no céu (Hb 11:8-10,13-16). Ore por eles.[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.