segunda-feira, 21 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Anglicanos emitem comunicado pedindo perdão aos católicos

19/01/2017
in Religião

[bloqueador2]Dois mil e dezessete marca os 500 anos da Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero e que resultou no surgimento de vários segmentos atualmente chamados de evangélicos. Em um comunicado oficial, emitido nesta quarta-feira (18), o Arcebispo da Cantuária, líder dos cerca de 80 milhões de episcopais anglicanos do mundo, pediu perdão aos católicos.
O reverendo Andrew Atherstone, membro da Comissão de Fé e Ordem, disse que: “À medida que a Igreja da Inglaterra se prepara para celebrar a Reforma, ela também deve se arrepender da violência e brutalidade que por vezes cometeu em nome de Deus”.
Os arcebispos da Cantuária e de York, os dois líderes mais importantes da Igreja da Inglaterra manifestaram, em nome de todos os anglicanos, remorso pela violência e pediram perdão aos católicos. Eles afirmaram que os evangélicos deveriam “Se arrepender por terem causado divisões”.
Lembraram que os líderes da época contrariaram os ensinamentos de Jesus e deixaram um “legado de desconfiança e competição” entre os cristãos.
A iniciativa, que enfatiza a necessidade de curar as divisões, ocorre um mês antes do Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra debater o aniversário da Reforma. Embora acreditem que o movimento trouxe “grandes bênçãos” para o Reino Unido como a disponibilidade da Bíblia para todos em sua própria língua, expressaram vergonha pelas decisões que geraram “perseguição e morte”.
Ressaltam no documento que isso gerou “um dano duradouro à unidade da Igreja, contrariando o claro comando de Jesus Cristo pela unidade no amor”. Eles fazem um apelo para a restauração da união de todos os cristãos do mundo.
Os anglicanos estão celebrando a Semana de Oração Pela Unidade Cristã, um evento anual no calendário da Igreja. Eles lembraram os esforços recentes de reaproximação com o Vaticano. O papa Francisco desde o início do pontificado tem sido um entusiasta da união de todos os segmentos cristãos. No final do ano passado, católicos e evangélicos assinaram um documento onde pediram perdão mutuamente pelas divisões históricas.

Guerra Religiosa no Reino Unido

A guerra religiosa entre protestantes e católicos foi um dos períodos mais sangrentos da história do Reino Unido, com milhares de pessoas condenados à morte por causa de suas crenças religiosas. O conflito influenciou grandemente a formação do Reino Unido.
Estimulou, por exemplo, a divisão da Irlanda em duas, com a Irlanda do Norte concentrando a população protestante, enquanto a porção Sul, atual República da Irlanda, sendo predominantemente católica até hoje.
Na esteira do que ocorria em boa parte da Europa, a reforma Protestante na Inglaterra foi promulgada em 1534, pelo rei Henrique VIII. Após romper com o Vaticano, ele se tornou chefe da Igreja da Inglaterra, de onde surgiu o nome anglicana. Com informações de BBC[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.