sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

O que cai na prova: Prefeitura de Cascavel – PR

23/01/2017
in Concursos, Paraná

O concurso Prefeitura de Cascavel – PR foi aberto em caráter de urgência para contratar 478 funcionários temporários. Se você vai participar dos testes, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!
>> Compre aqui a Apostila Prefeitura de Cascavel e estude para esta prova
Matérias comuns ao cargo de Zelador:
Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos, informações de pequenos textos; Estabelecer relações entre sequência de fatos ilustrados; Conhecimento da língua: ortografia, acentuação gráfica, pontuação, masculino e feminino, antônimo e sinônimo, diminutivo, aumentativo e divisão silábica.
Raciocínio Lógico: Raciocínio verbal; Raciocínio sequencial (sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras.); Raciocínio Espacial e Raciocínio Temporal. Comparações. Calendários. Numeração. Contagem, medição, avaliação e quantificação. Simetria. Questões envolvendo o entendimento das estruturas lógicas de relações entre pessoas, lugares, coisas ou eventos. Diagramas lógicos e leis de formação; problemas sobre as quatro operações fundamentais da matemática. Problemas envolvendo razão, proporções e regra de três simples. Geometria básica (plana).
Matérias comuns aos cargos de Professor:
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos; coesão e coerência; unidade temática e progressão temática; gênero discursivo; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; princípios da textualidade: situacionalidade, intencionalidade, intertextualidade e informatividade. Alfabetização e língua portuguesa: função cognitiva e social da leitura; função cognitiva e social da escrita; relação grafema/fonema; relações arbitrárias, biunívocas e cruzadas; categorização gráfica e funcional; linguagem verbal e não-verbal.
Matemática: Sistema de Numeração Decimal: Valor Posicional (Composição e Decomposição). Resolução de Problemas: Adição, subtração, multiplicação e divisão. Números Racionais: Adição e subtração de frações homogêneas e heterogêneas. Relação do Sistema de Numeração Decimal com medidas de valor, capacidade, comprimento, massa, superfície e volume. Números Decimais. Classificação dos sólidos geométricos (poliedros e corpos redondos) e figuras planas (polígonos). Semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos e figuras planas. Ângulos: reto, agudo e obtuso. Interpretação de dados e informações contidas em tabelas e gráficos, quadros e imagens. Probabilidade.
História: Concepção da Disciplina de História e do ensino de História para os Anos Iniciais, Objetivos da disciplina de História, conforme propõem o Currículo da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel; Eixos Estruturantes da disciplina de História; Atualidades; A História do Estado do Paraná e suas relações; A História do Município de Cascavel e suas relações.
Geografia: Concepção da disciplina de Geografia para os Anos Iniciais; Objetivos da disciplina de Geografia; Eixos Estruturantes da disciplina de geografia; Atualidades; A Geografia do Estado do Paraná e suas relações; A Geografia do Município de Cascavel e suas relações; A natureza do espaço; Paisagens, lugares e espaços; Globalização; O ensino da Geografia; Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, problemas ambientais. Interação entre o clima, a vegetação, o relevo, a hidrografia e o solo no espaço natural brasileiro, do Paraná e de Cascavel; espaço ocupado pelo Estado do Paraná e suas relações; O espaço ocupado pelo Município de Cascavel e suas relações.
Ciências: Conceito da disciplina de Ciências para os Anos Iniciais; Noções sobre o universo: História da Ciência: conhecimentos gerais acerca da evolução dos conhecimentos científicos; Galáxias; constelações; sistema solar; movimentos da terra; matéria e energia: interação e transformação (relações de interdependência); Biosfera – Ecossistemas: relação de interdependência entre os elementos bióticos e abióticos: água: estados físicos, composição química, propriedades; solo: formação e composição, tipos e características; ar: pressão, peso e composição; atmosfera, camadas da atmosfera; ar e seres vivos: fotossíntese e respiração; cadeia e teia alimentar; Citologia; Homem: corpo humano: célula, órgãos, tecidos e sistemas; aparelhos; Animais e ecossistema: classificação geral e quanto à alimentação: dos vertebrados e dos invertebrados; Vegetais e ecossistema. Meio ambiente saúde e trabalho: Doenças: infecto-contagiosas, DST e outras; Doenças relacionadas à água, solo, ar; vacinas; Radiação solar; camada de ozônio; efeito estufa; aquecimento global; Alimentação saudável; Lixo, reciclagem, poluição do ar, água e solo.
Conhecimentos específicos: cada cargo possui diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital.
Critérios de desempate
Havendo igualdade de notas, os critérios de desempate serão os seguintes, por ordem de prioridade:
– Idade igual ou superior a 60 anos
– Maior número de acertos nas questões de conhecimentos específicos do cargo;
– O candidato mais idoso, entre os menores de 60 anos
– Persistindo o empate, será realizado sorteio.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: CascavelConcursoParaná

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.