segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

MEC reprova supressão de páginas dos livros didáticos de Ariquemes

25/01/2017
in Ariquemes, Destaque

O Ministério da Educação (MEC) enviou informações aos questionamentos da Redação de Folha Nobre sobre o caso que envolve a decisão do prefeito Thiago Flores (PMDB), que visa suprimir as páginas dos livros didáticos, com o intuito de subtrair o conteúdo ideologia de gênero e diversidade familiar. O órgão superior na área de educação deixa claro que a Lei reprova a supressão de páginas.
Clique aqui para acompanhar a polêmica dos livros didáticos de Ariquemes
O MEC ressaltou ainda que o material foi formulado mediante o que denomina como adesão de rede, que não é obrigatório, e que as obras recebidas foram escolhidas pelos professores e diretores escolares.
Quanto ao conteúdo “gênero” nos livros, o MEC ponderou que está de acordo com a Legislação vigente no país.
Após a publicação das notas de Repúdio da OAB nacional e OAB Rondônia, e da nota do MP na tarde desta quarta-feira (25), a Prefeitura de Ariquemes ainda não se manifestou sobre o assunto.
MEC:
A supressão de páginas de livros distribuídos no âmbito do PNLD esbarra na legislação que rege o PNLD, o Decreto 7.084/2010 (Dispõe sobre os programas de material didático) e a Resolução CD/FNDE 42/2012 (Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro Didático PNLD para a educação básica). É competência das secretarias e escolas zelar pela conservação e bom estado do material distribuído no âmbito do PNLD. Entendendo-se com isso manter o material em sua integridade, uma vez que são distribuídas apenas obras avaliadas e aprovadas segundo critérios publicizados em edital e amparados por legislação.
Ressalte-se que o recebimento de obras do PNLD é feito mediante adesão da rede (ou seja, não é obrigatório) e que as obras recebidas são escolhidas pelos professores e diretores escolares.
Sobre a temática de gênero nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental, ressalta-se que ela vai ao encontro da legislação vigente. Os Editais do PNLD e respectivos processos de avaliação pedagógica estão em conformidade com a Constituição Federal/1988, a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Plano Nacional de Educação.
Considerando a legislação vigente, que tem como fundamentos a dignidade humana, a igualdade de direitos, o reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades, entre outros, as coleções e os livros devem possuir os mesmos fundamentos.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: Ariquemesideologia de gênerolivros

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.