quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 31:20 – Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado

31/01/2017
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2]A mulher virtuosa tem preocupações outras que não só as da sua família. Suas ambições, energia e planos se estende aos pobres e necessitados que Deus colocou em seu caminho. Ao invés de ficar satisfeita só com o seu marido, seus filhos e o seu lar bem cuidado e feliz, ela tem uma consciência que a leva a cuidar de outros que não podem cuidar de si mesmos.
Seus pensamentos para com os pobres e necessitados são mais do que desejos só do pensamento ou de palavras amigas. Os seus pensamentos se traduzem em ação, ação diligente e pessoal, que são os únicos pensamentos que contam à vista de Deus e dos homens (Pv 3:27-28; Tg 2:15-16). Ela sabe que o verdadeiro amor está em obra e verdade, não somente em palavra e língua (IJo 3:16-18). Movido pelo amor de Deus por ela, ela tem abundância de compaixão para compartilhar a sua habilidade e substância com os necessitados.
O dar caridosamente não é uma ação fácil ou passiva. Ela “abre mão ao aflito” e “a estende ao necessitado”. Estas palavras não transmitem só doações casuais ou atos convenientes de caridade. Uma mulher virtuosa sai do seu caminho para encontrar o pobre e o necessitado para ajudá-los, mesmo que isso implique em um esforço estrênuo para realizar o serviço. Ela não está disponível só para ações caridosas; ela se oferece e faz o trabalho sem necessidade de ser empurrada.
A mulher caridosa tem simpatia para com os verdadeiros pobres e necessitados (Tg 1:27). Ela não pratica a troca simulada de caridade com amigas, retribuições à vizinhança, ou seus pares nos locais de trabalho. Ela sabe que dar aos ricos trará o juízo de Deus (Pv 22:16). Ela também não cuida nem se preocupa com os tolos, preguiçosos, ou dissipadores (Pv 13:23; 20:4; IITs 3:10). Ela, assim como o bom samaritano, espera que o Senhor coloque uma ação a ser efetuada em seu caminho (Lc 10:25-37).
Ela sabe que a caridade piedosa começa com as verdadeiras necessidades. Nas extensões familiares – parentes, tias e tios, e avós (ITm 5:4,8,16). Em seguida essa necessidade de estende aos pobres e necessitados da sua igreja (At 2:44-45; Rm 12:13), e aos que estão em outras igrejas (Mt 25:40; Gl 6:10) e para aqueles que Deus colocou em nosso caminho (Jó 31:16-22; Lc 10:25-37). Ela também é dada à hospitalidade aos santos e conhecida pela sua generosidade a estranhos (Rm 12:13; ITm 5:10; Hb 13:2).
Um homem, que tem uma mulher virtuosa assim, deve permitir a ela um discreto orçamento para usar livremente em despesas que surgem de suas ações caridosas e que retornará de uma forma ou outra em louvor a ela e a ele também (Pv 31:23,31; IIRs 4:8-10). Maridos mesquinhos podem esmigalhar os corações de suas mulheres e privar os pobres, e eles sofrerão aqui e na eternidade.
Uma mulher virtuosa é amada por todos e louvada pelo seu marido e filhos (Pv 31:28-31; At 9:36-42), mas a sua maior glória ainda está por vir, quando o Altíssimo Rei do céu dará uma atenção especial à caridade praticada por ela, diante todo o universo (Mt 10:40-42; 25:31-40; ITm 6:17-19).[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.