Em uma mensagem publicada no Twitter neste domingo, 5, o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a provocar polêmica e mais uma vez atacou o poder judiciário do país.
Trump ameaçou o juiz que suspendeu temporariamente o decreto que barra a entrada nos EUA de imigrantes de sete países de maioria muçulmana: “Simplesmente não consigo acreditar que um juiz ponha o nosso país em tamanho perigo. Se alguma coisa acontecer, culpem-no e ao sistema judiciário. Pessoas entrando de forma descontrolada”.
O presidente dos EUA voltou a criticar o sistema judiciário em outras mensagens. Em uma delas afirmou que deu “instruções à Segurança Interna para verificarem as pessoas que estão entrando no nosso país MUITO CUIDADOSAMENTE. Os tribunais estão dificultando muito o trabalho!”.
Ainda de acordo com Trump, “a opinião deste pseudo juiz é ridícula e será anulada”, em referência à decisão do juiz James L. Robart, de Seattle, que suspendeu o polêmico decreto anti-imigração.
As mensagens de Trump foram recebidas em tom crítico por outros parlamentares. O senador Bernie Sanders ressaltou que “houve demasiados americanos que lutaram e morreram para defender a democracia americana para deixar que o Presidente Trump nos guie numa deriva autoritária”.