segunda-feira, 28 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Comissão Especial promove audiência pública para discutir Escola Sem Partido

07/02/2017
in Brasil

Com auditório lotado, a comissão especial se reuniu na tarde desta terça-feira (07/02) para ouvir mestres e doutores em educação sobre o projeto de lei que implementa a Escola Sem Partido. Presidida pelo deputado Marcos Rogério (DEM-RO), a audiência foi acompanhada por docentes e estudantes.

O PL 7180/14 tem por objetivo promover uma ampla investigação sobre a realidade do sistema de ensino para o Brasil, na tentativa de identificar práticas ilícitas que estariam disseminadas. Entre elas, a doutrinação e a propaganda política partidária nas escolas e universidades, e a usurpação do direito dos pais dos estudantes sobre a educação religiosa e moral.

Segundo denunciou o professor Bráulio Tarcisício Porto de Matos, doutor em sociologia, pós-doutor e professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, há casos de uso das escolas para fins políticos e, também a doutrinação dos alunos. “Há professores que, valendo-se da sua autoridade em sala de aula, obrigam estudantes a participar de palestras ‘denunciando o golpe’, inclusive com método de avaliação”, relatou.

A informação foi confirmada por Luis Lopes Diniz Filho, mestre e doutor em Geografia Humana e professor na Universidade Federal do Paraná. “Não nos baseamos em três fotos, ou em casos isolados, para denunciar o problema de doutrinação ideológica e até partidária nas escolas brasileiras. Há resultados de pesquisas sistemáticas, levantamentos feitos em mais de cem livros e disciplinas de diversas matérias que demonstram claramente que o problema é generalizado, vai do ensino fundamental, até o superior”, enfatizou.

O pedagogo Antonio dos Reis, especialista em Sexualidade Humana, mestre em Filosofia na área de ética e sexualidade e doutor e pós-doutor em Educação, defendeu a discussão de gênero em sala de aula como forma de reduzir o preconceito contra homossexuais e a comunidade LGBT.

O doutor Fernando de Araújo Penna, especialista em Educação e professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense concordou que cabe aos familiares a educação religiosa das crianças. “É de foro íntimo e as escolas não devem se intrometer. Mas, por outro lado, podemos abordar a religião como manifestação cultural no espaço público. E aí, nenhum aluno independente de sua crença, pode-se negar a dialogar com outras culturas”, ponderou.

O presidente da comissão, deputado Marcos Rogério, garantiu um debate amplo, com a participação de especialistas favoráveis e contrários à proposta.
“Temos um conjunto de convidados para trazer à reunião, trazendo suas visões e ponderações, favoráveis ou contra, além de representantes dos estudantes. O debate será plural, aberto, franco, e ao final, certamente contribuirá com a formação da compreensão dos deputados sobre a matéria”.

A comissão se reúne novamente amanhã (08/02), às 14h, para votar requerimentos para novas audiências.

Foto: Toninho Barbosa

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.