O retorno das aulas nas escolas municipais e estaduais previsto para iniciar nesta segunda-feira (6) foi adiado para o dia 20 de fevereiro, em Rio Crespo (RO), na região do Vale do Jamari. De acordo com a prefeitura, a razão do atraso é a não renovação do contrato com a empresa responsável pelo transporte escolar por conta do estado de conservação e falta de equipamentos de segurança dos veículos.
Segundo a secretária de educação Clarê Mochinski, todos os ônibus da empresa estavam acima do período apropriado para utilização. “O tempo de vida adequado para que os ônibus estejam em uso é de 14 anos, e todos eles estavam com tempo superior a este. Além de estarem velhos, alguns não possuíam cintos de segurança e então decidimos não renovar o contrato com empresa”, explica.
Ainda segundo a secretária de educação, a prioridade do órgão é de conseguir veículos novos para efetuar o transporte. “Agora iremos analisar as empresas interessadas para poder oferecer a todos os alunos veículos que estejam novos e assim aumentar a segurança de cada um deles”, ressalta.
Conforme a prefeitura, o ano letivo não será prejudicado pelo adiamento, pois os pais e alunos das duas redes de ensino foram comunicados sobre o atraso. O contrato que estava em vigor com a empresa terceirizada para realizar o transporte se encerrou no dia 5 de janeiro.
A pregoeira do município, Madalena Galdino, informou que um procedimento de licitação pública foi instaurado para contratar uma nova empresa.
“Já estamos com todos os trâmites da licitação em andamento e acreditamos que tudo será resolvido ainda nesta semana. Como o transporte escolar é levado para todos os alunos do município, entre área urbana e rural, resolvemos tomar esta medida preventiva”, disse.
O município de Rio Crespo possui cinco escolas entre a rede municipal e estadual de ensino. Ao todo, são cerca de 900 alunos matriculados para o ano letivo de 2017, destes, 530 alunos estão cadastrados na rede municipal de ensino.
Do G1