domingo, 3 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Justiça não aceita recurso da Caixa; Banco é obrigado a convocar 2 mil aprovados em 2014

09/02/2017
in Justiça

Justia no aceita recurso da Caixa Banco obrigado a convocar 2 mil aprovados em 2014

A Justiça Federal não aceitou os Embargos de Declaração da Caixa Econômica Federal. Nos embargos a Caixa questionava a sentença da juíza Natália Queiroz Cabral Rodrigues, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, que determinou que a Caixa contratasse 2 mil novos empregados aprovados nos concursos públicos 001/2014-NM e 001-2014-NS, ambos de 2014.

Cadastro reserva

Em 2014 a Caixa realizou dois concursos públicos para formação de Cadastro Reserva, para as carreiras de técnico bancário novo, engenheiro e médico do trabalho. As oportunidades eram de níveis médio e superior com lotação em todo o Brasil. No concurso foram cerca de 30 mil candidatos aprovados, no entanto, até o início de 2016 apenas 2.093 empregados foram convocados.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) então, entrou com uma ação civil pública pedindo para que a Caixa contratasse pelo menos mais 2 mil novos funcionários, além de realizar um estudo de dimensionamento para efetivar as contratações.

O questionamento se refere à desproporcionalidade do número de aprovados em Cadastro Reserva e o número de candidatos efetivamente convocados. Caso a Caixa não cumpra a decisão em seis meses (que começam a contar a partir do momento que a ação transita em julgado), ficou definida multa de R$ 500 mil.

Real necessidade das contratações

O procurador titular da Ação José Pedro dos Reis, explica que é necessário que a Caixa faça um “redimensionamento do quadro de pessoal indicando a real necessidade de contratações”. Reis acrescenta: “Outra necessidade é de substituição de terceirizados realizando atividades fim”.

Na ação, o MPT argumenta que “não é razoável a reiteração ilógica de concursos públicos para a mera formação de cadastros de reserva por anos consecutivos, sem que se estipule um mínimo de vagas previstas por edital, quando já observada a necessidade permanente de pessoal pelo próprio banco réu, prejudicando os concursados que restam sem uma real expectativa de convocação”.

A Caixa Econômica ainda pode recorrer da decisão dada pela juíza.

Confira aqui a íntegra da decisão.

Fonte: ConcursoCorreioWeb

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.