Durante o período de 2009 a 2013, o câncer foi a principal causa de morte por doença na faixa etária de 15 a 29 anos, e a segunda causa geral neste grupo no Brasil, atrás apenas de “causas externas” (acidentes e mortes violentas de diferentes tipos).
De acordo com os dados publicados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde (MS), entre os cinco anos de pesquisa, houve 17,5 mil mortes por câncer entre os jovens brasileiros. O estudo aponta que a taxa média de mortalidade por câncer de adolescentes e adultos jovens foi de 67 por 1 milhão.
Além disso, a publicação indicou que a média de pessoas de 15 a 29 anos que tiveram câncer foi de 236 casos/milhão. A taxa é superior à verificada em crianças de 0 a 14 anos, que é de 127/milhão, mas inferior às dos principais tipos de câncer em adultos.
Segundo os dados do Inca, os tumores mais frequentes em adolescentes e adultos jovens são os carcinomas (34%), linfomas (12%) e tumores de pele (9%). Já as regiões mais frequentes dos carcinomas em adolescentes e adultos jovens são no trato geniturinário (taxa de incidência de 24,83 por 1 milhão), tireoide (14,18 por 1 milhão), mama (12,46 por 1 milhão) e cabeça e pescoço (4,57 por 1 milhão).
A pesquisa destaca, que o câncer de colo do útero é o de maior incidência em mulheres nesta faixa de 15 a 29 anos. O desenvolvimento da doença está ligado à infecção pelo HPV, transmitido na relação sexual. Desta forma, eles ressaltam a importância da vacina contra o HPV – disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Meninas de 9 a 14 anos devem tomar duas doses com intervalo de seis meses, e, desde o mês passado, meninos de 12 e 13 anos também podem se vacinar.
Fonte: Minha Vida