quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 14:24 – A coroa dos sábios é a sua riqueza, a estultícia dos tolos é só estultícia

14/02/2017
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2]A sabedoria obtém resultados! Um homem sábio trabalha diligente e prudentemente; ele evita riscos e esquemas desnecessários; ele adquire sucesso e prosperidade econômica. Ele teme a Deus e obedece aos seus mandamentos, o que traz favor e bênçãos divinas sobre a sua vida. Seu progresso financeiro confirma a sua sabedoria, honra seus esforços, e comprova a aprovação do Senhor.

A insensatez também colhe resultados! O insensato é preguiçoso e desperdiçador; ele apressada e ignorantemente persegue idéias vãs; ele nunca alcança muita coisa economicamente; ele continua pobre e desprezado. Ele não teme a Deus nem guarda os Seus mandamentos, e o Senhor assopra em direção contrária aos seus fracos esforços. A insensatez e as escolhas insensatas dele são óbvias para qualquer um. Ele é conhecido como um insensato.

Deus não prometeu riquezas para todos os seus filhos. Na realidade, a maioria deles são os pobres deste mundo (ICo 1:26-29; Tg 2:5). Ele prova e aperfeiçoa muitos deles através das dificuldades econômicas. Entretanto, todas as demais coisas sendo iguais, sabedoria certamente trará definitiva e rapidamente o progresso, o sucesso e a riqueza; mas tolice, da mesma forma trará declínio, destruição, pobreza e dificuldades. Tanto a sabedoria quanto a tolice trazem resultados. Escolha a sabedoria!

A sabedoria também orienta! Um homem sábio com riquezas sabe como usar o seu dinheiro para beneficiar a outros e honrar a si mesmo. Davi era rico, e ele coroou a si mesmo usando de uma maneira gloriosa a sua riqueza para edificar um magnífico templo em Jerusalém. Jó era rico, e ele foi honrado por todos pelo seu fiel e generoso cuidado com os pobres. Barnabé usou o seu patrimônio para prover os pobres na igreja de Jerusalém. E Filemon fez o mesmo.

A insensatez confunde! Um rico tolo é mais propenso à tolice do que o tolo pobre que com dificuldade sobrevive. O homem rico tem muito mais a perder e é tentado mais por sua insensatez. A prosperidade de Nabal fez com que a sua insensatez estourasse para com Davi. Roboão estava tão inchado com as suas riquezas que ele perdeu o governo de dez das doze tribos de Israel. Belsazar se gloriou em suas riquezas e perdeu uma cidade impregnável em uma só noite. Um jovem rico, por causa das suas riquezas perdeu o reino do céu.

Em geral, se tudo o mais for igual, o sucesso financeiro é o resultado de sabedoria e a pobreza é o resultado da insensatez. Ademais, riquezas são uma grande vantagem e uma ótima ferramenta para homens sábios, que coroam seus caráteres com sucesso. Mas as riquezas provocam os insensatos a maiores insensatezes ainda, pois posição e riqueza aumenta a arrogância deles e os cegam para os seus julgamentos.

Sabedoria obtém resultados e os resultados coroam de honra os seus proprietários. A sabedoria também leva os homens a usarem resultados para a glória de Deus e o benefício do homem. A insensatez expõe os tolos à vergonha de suas próprias tolices, e faz com que eles utilizem mal qualquer vantagem que têm. Obtenha a sabedoria!

 [/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.