Marcos Marques é natural de São Paulo e sua história com a música começou bem cedo. Aos 6 anos de idade ele já estudava música, mas foi aos 15 que escolheu definitivamente o caminho que queria seguir: a tuba ganhou seu coração!
Aluno do professor Marcos dos Anjos Jr, que foi tubista solista da Oquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), mais tarde também foi aluno do Professor Luiz Ricardo Serralheiro (Popo) na Escola de Música de São Paulo (EMESP) onde também participou do Quinteto de Metais sob a orientação dos professores Paulo Baptista, Gilberto Gianelli e Fernando Chipoletti.
Marcos Marques também participou da Orquestra de Sopros e Grupo de Metais sob a regência de Marcos Sadao Shirakawa.
Participante de diversas Master Classes ministradas por músicos renomados como Patrício Consentino, Gilberto Siqueira, Darrin Milling, Abel Pereira e Filipe Queirós, ele também fez parte de concertos que contaram com a presença de artistas influentes no cenário musical como Ellen Oléria, Jane Duboc, Celso Viáfora e Graça Cunha.
Hoje, integra o Grupo de Metais da Fundação das Artes de São Caetano do Sul sob orientação do grande professor Wagner Félix e ministra aulas de tuba desde 2012.
Atualmente também é tubista da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, da Big Band Salada Mista, da Banda Sinfônica Paulista, do Quinteto de Metais Paulistano, professor no Conservatório Arte Musical e representante na Intermezzo e Spina Instrumentos Musicais.
Matéria de Vitória Pontes.