[bloqueador2]Salomão escreveu o livro de Provérbios para os jovens e os simples (Pv 1:4). Mas ele também o escreveu para os amadurecidos e sábios, para que pudessem adquirir mais conhecimento para entender e aplicar as palavras desse livro (Pv 1:5). Portanto, vale a pena estudar estes provérbios e suas interpretações de forma a poder dar sábios conselhos. Se você quer se tornar sábio, aqui está como fazê-lo!
Provérbios são os ditados dos sábios e precisam de interpretação (Pv 1:6). Mas o esforço vale a pena, pois a recompensa é o de se obter mais conhecimentos e aconselhar sabiamente. Pelo entendimento dos provérbios de Salomão e suas interpretações neste próprio livro, e aprender as palavras dos sábios e seus ditados obscuros, você chegará a dar bons conselhos. Os homens virão a você para pedir a sua ajuda em questões complexas, pois você terá adquirido sabedoria e entendimento.
Qual a regra para aumentar o conhecimento e poder dar conselhos sábios? Ouvindo! Até os homens sábios e de entendimento têm que parar de pensar e falar e, em vez disto, ouvir para se tornar mais sábio! Sua idade ou sabedoria não importam. Para aprender mais e poder chegar ao conselho dos sábios, você tem que ouvir instruções dos outros. Humilhe-se diante desta coleção inspirada de provérbios e obtenha o conhecimento e o sábio aconselhamento. A escolha é sua!
A sabedoria é adquirida pelos ouvidos, não pela boca! Você tem dois ouvidos, mas uma só boca. Você deve ser rápido no ouvir e lento no falar (Tg 1:19). Entretanto, o homem tolo prefere falar, pois ele quer mostrar aos outros a sua sabedoria. Mas um homem sábio fechará a sua boca e abrirá os seus ouvidos, para poder ouvir os ensinos dos seus professores e obter conhecimento.
O ouvir é difícil para os jovens e os simples, porque eles são tolos e impacientes. As crianças enganam a si mesmas de forma a pensar que sabem mais do que os seus pais. Sem experiência ou entendimento, elas querem ensinar os mais velhos. Mas os homens mais velhos também têm um problema com respeito a ouvir, pois eles dão um valor exagerado à sua própria experiência. Basta dar uma rápida olhada neste livro de Provérbios, ou uma pequena dose de problemas entre os homens, para revelarem sua ignorância.
Os grandes homens entendem as ocasiões e sabem o que deve ser feito (ICr 12:32). De que maneira chegaram a essa ilustre posição, a partir daquela de confusão e de ignorância que herdaram ao nascer? Eles prestam atenção e aprendem de seus primeiros professores – pais ou pastores!
O Deus abençoado inspirou a Bíblia, a qual está repleta de sabedoria para a vida e para a eternidade. E Ele também deu pais e pastores para ensinarem a Bíblia a ouvintes receptivos (Dt 6:4-9; Ef 6:4; Ml 2:7; Ef 4:11-14).
Faltou a sua parte! Você vai ouvir como Israel fez com Esdras, Cornélio com Pedro e os nobres bereanos com Paulo (Ne 8:1-12; At 10:33; At 17:11)?
A escolha é sua![/bloqueador2]