O combate coloca frente a frente dois modelos que pesam menos de uma tonelada. De um lado, o Volkswagen Up Run, com comprimento de 3,60m e pesando 910 kg. Do outro, o Fiat Mobi Like On, quatro centímetros menor e 23kg mais pesado. Ambos são versões intermediárias de seus modelos.
Apesar da roupinha esportiva, o Up Run tem exatamente a mesma mecânica dos demais irmãos com motor 1.0 da família. As maiores diferenças estão nas rodas em liga cor grafite, faixas laterais, faróis e lanternas escurecidos. Por dentro, teto preto e assentos com forração decorada com faixas.
No Mobi, o maior destaque está nas linhas vincadas com ângulos marcantes da carroceria, que conferem ar robusto ao modelo. Um contraste com a suavidade do Up, cujo design é mais sóbrio.
Por dentro, vantagem é do VW. Embora o Fiat seja apenas quatro centímeros menor no comprimento, seu entre-eixos, ou seja, o espaço destinado aos ocupantes, é 12 cm mais curto, o que resulta em muito menos espaço para os joelhos de quem vai atrás.
No carrinho da VW os ocupantes traseiros conseguem ir com as pernas fechadas, permitindo melhor acomodação para dois adultos e, no máximo, uma criança. Já no Mobi, com as pernas abertas nem somente dois adultos se acomodam. O Up também é maior no porta-malas: 285 litros ante 215 litros do Mobi.
A pobreza do acabamento é equivalente. Nada de acolchoados ou materiais agradáveis ao toque. É tudo plástico duro. Os arremates do Volks são ligeiramente melhores. Destaque para o painel pintado e partes do interior das portas na cor da lataria, como no velho Fusca. Porém, o design interno do Mobi é mais moderno.
A posição de dirigir de ambos agrada, sendo que o UP passa a impressão de ser mais alto. Mas, ao volante, o VW com seu motor de três cilindros vibra bem mais em baixas rotações. Nas arrancadas, como são menos picos sonoros em cada giro do motor, ao tirar o pé da embreagem tem-se a impressão de que a rotação é menor, mas ele parte numa boa e logo o motorista se acostuma com essa característica dos três cilindros.
Já a versão testada do Mobi é equipada com o motor de quatro cilindros e é mais suave. Porém, o desempenho é sensivelmente inferior. Vale destacar que a Fiat demorou, mas lançou uma nova versão do Mobi, a Drive, com motor três cilindros. Ambos atendem ao uso comportado familiar na cidade ou estrada, mas o Up é mais esperto. Porém não sobra nada. É na conta do chá.
No consumo, a diferença é grande. Embora o Mobi seja pouco menor que o Up, os dois são classificdos em categorias diferentes. O Volkswagen é subcompacto brigando com Uno e Palio, enquanto o Mobi ficou como microcompacto, junto de Fiat 500 e Picanto. Resultado: O modelo da VW ficou com nota “A” em sua categoria e o Fiat também, mas se estivessem juntos entre os subcompactos, o Mobi ficaria, no máximo, com “B”, quando considerado o velho 1.0 de quatro cilindros.
Na transmissão, nova vantagem do Up. Como tradicão desta fabricante, além de precisos, os engates são muito suaves, dá para trocar as marchas até com o mindinho. Não que o câmbio do Mobi seja ruim. Só não é tão agradável. Porém, o maior conforto ao rodar está no Mobi, a suspensão mais macia absorve melhor as imperfeições do piso. Em conseqüência, nas curvas, o Up é um pouquinho mais firme, mas ambos oferecem boa estabilidade, sem maiores sensações de insegurança ou inclinações.
O recheio de ambos é tímido, com ligeira vantagem para o Mobi. Ambos vêm com direção assistida (Up elétrica, Mobi hidráulica), apenas dois cintos com três pontos no assento traseiro (o Up tem 3 encostos de cabeça, o Mobi só 2), ar-condicionado, computador de bordo e rodas de liga. O Fiat tem a mais sistema de som com viva-voz, Bluetooth e sensores de obstáculos traseiros.
Nenhum dos modelos testados traz controles eletrônicos de estabilidade ou tração, airbags complementares e muito menos frenagem autônoma entre outras tecnologias mais modernas. O Up foi submetido a crashtest da LatinNCAP e levou nota máxima de cinco estrelas na proteção de adultos. O Mobi ainda não foi submetido, de forma que ainda não é possível afirmar sobre a segurança em colisões.
CURTINHAS
O que são? Ambos são subcompactos. O Mobi se encaixa como hatchback e o Up, pela linha praticamente contínua entre a ponta do capô dianteiro e o inicio do teto, é um mini monovolume.
Onde são fabricados? O Up é produzido em Taubaté (SP) e o Mobi em Betim (MG).
Quando custam? O Up Run avaliado parte de R$ 48.835, e o Mobi Like On custa R$ 45.077.
Como andam? O Up usa motor 1.0 com 3 cilindros, 82 cv, torque 10,4 kgfm. O Mobi é equipado com o 1.0 Fire Evo de 4 cilindros, 75 cv e torque de 9,9 kgfm. O VW tem velocidade máxima 165 km/h e aceleração 0 a 100 km/h em 12,4 segundos. O Fiat atinge máxima de 154 km/h e cumpre o 0-100 km/h em 13,8 segundos.
Com quem concorrem? Embora significativas diferenças, os principais concorrentes são Renault Clio, Chery QQ e Nissan March.
Como bebem? Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, os números de Up e Mobi são: com etanol: cidade 9,6 km/l e 8,4 km/l, estrada 9,2 km/l e 10,6 km/l; com gasolina 11,9 km/l e 14,2 km/l, e 13,3 km/l e 15,3 km/l, respectivamente. Em nossos testes, devido às condições particulares de utilização, obtivemos números um pouquinho piores, mas com igual vantagem para o Up.
PONTOS POSITIVOS
Volkswagen Up — Espaço interno / Economia / Tecnologia
Fiat Mobi — Suavidade / Suspensão / Estilo
PONTOS NEGATIVOS
Volkswagen Up — Vibração / Estilo / Design interno
Fiat Mobi — Espaço interno / Consumo / Tecnologia
Fonte: R7