Um comerciante do Guará foi preso após uma ação conjunta entre as Polícias Militares do Distrito Federal e do estado do Goiás na madrugada dessa quarta-feira (8). Ele é suspeito de integrar uma quadrilha especializada em roubos a mineradoras. De acordo com a corporação, o grupo utilizava um enorme arsenal de guerra e agia principalmente em Goiás.
Ação
A quadrilha chamou a atenção da corporação após 15 homens fortemente armados atacarem uma mineradora no município de Crixás, no estado de Goiás. Na ocasião, os suspeitos renderam uma guarnição de policiais de Goiás, efeturam vários tiros contra uma viatura policial e roubaram as armas dos militares. Em seguida, o grupo arrombou a sala do crofre da mineradora com o uso de explosivos. Ainda não se sabe o que foi levado na ação.
Para localizar os criminosos, o comendo da PM determinou que as equipes dos batalhões especializados se deslocassem para a região a fim de tentar capturar os suspeitos. Durante a operação, os integrantes da quadrilha tentaram fugir da região, resultando em perseguição e troca de tiros com os militares.
Fuga
Os assaltantes chegaram a jogar um balde de “miguelitos” – pregos retorcidos utilizados para furar pneus de viaturas, com o objetivo de perfurar os pneus das viaturas. O balde utilizado pelos criminosos foi recolhido. Nele, os policiais encontraram uma etiqueta com o endereço de uma loja de materiais elétricos, localizada na QE 7 do Guará I.
Prisão
O comerciante Jozivaldo Fernandes Gonçalves, de 52 anos, foi identificado pela corporação como o fornecedor de armas e munições para diversas quadrilhas de roubos a banco que atuam no Brasil. No estabelecimento, os policiais encontraram diversas armas. Dentre elas, um fuzil M16 utilizado pelas forças especiais Norte Americanas em ações de guerra.
No local também foram localizados aproximadamente 4 mil cartuchos de munições de diversos calibres, além de R$ 40 mil em espécie. O comerciante e seu irmão José Aparecido Fernandes, de 54 anos, foram presos em flagrante.
Apreensão
Ao todo, a corporação apreendeu sete armas de fogo, sendo um fuzil M16 calibre 556 Colt, uma espingarda calibre 12 (escopeta), um revólver calibre 22, três revólveres calibre 38, além de uma pistola calibre 380.
Também foram encontrados e apreendidos um colete balístico de placa cerâmica com aproximadamente 5cm de espessura, capaz de resistir a disparos de fuzis de grosso calibre, aproximadamente 4 mil cartuchos de diversos calibres, incluindo munições de .50 utilizados para perfurar veículos blindados e aeronaves de guerra, uma máquina de prensar e fabricar munições, um silenciador para fuzil, quatro carregadores de pistola Glock .9mm, dois carregadores de fuzil .556 e centenas de espoletas e estojos usados na fabricação de munições.
Os detidos e todo o arsenal apreendido foram apresentados na Delegacia de Roubos e Furtos.
Fonte: Jornal de Brasília