Atenção concurseiros que vão prestar o Concurso Polícia Científica do Paraná, de acordo com a organizadora IBFC, foram registrados 42.210 inscritos.
O certame oferece um total de 54 vagas, mais formação de cadastro reserva. Então é bom intensificar os estudos, pois a concorrência é grande!
>> Adquira já a sua Apostila Polícia Científica do Paraná
Defasagem de profissionais
A boa notícia é que, segundo o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Hemerson Bertassoni, apesar de ofertar apenas 54 vagas imediatas, 400 aprovados no concurso poderão ser convocados durante a validade do concurso.
Ainda de acordo com o diretor-geral, apenas 30% do quadro de servidores está ocupado, gerando grande defasagem de profissionais na instituição.
Carreiras e salários
O certame oferece os cargos de Médicos Legistas (31), Perito Criminal (13), Odonto Legista (1), Químico Legista (1), Toxicologista (1), Auxiliar de Necropsia (6), e Auxiliar de Perícia (1).
As jornadas de trabalho variam de 20h ou 40h semanais, dependendo do cargo escolhido. Os salários giram em torno de R$ 3.163,35 a R$ 9.264,57.
Provas
A avaliação constará de provas objetiva e discursiva; análise de títulos e exame psicológico.
Na parte objetiva serão 90 questões de múltipla escolha, sendo 55 de conhecimentos específicos e 35 de conhecimentos gerais.
Já a avaliação discursiva se dará por meio de uma redação sobre tema da atualidade com no mínimo 25 linhas e no máximo 40.
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 26 de março de 2017, em Curitiba (PR). Os locais e horários serão divulgados no dia 20 de março de 2017. Os gabaritos serão divulgados logo após a aplicação das avaliações.
Os detalhes do que será cobrado nas provas você encontra aqui!
As disciplinas das provas discursivas para os cargos de Nível Médio/Técnico serão:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Legislação;
- Conhecimentos específicos, (Matemática, Ciências e Física).
E para os cargos de Nível Superior:
- Língua Portuguesa;
- Noções básicas de Direito Penal e Processual Penal;
- Noções básicas de Direito Administrativo;
- Legislação;
- Noções de Medicina Legal (apenas para a função de Perito Criminal);
- Conhecimentos específicos, a depender de cada cargo.
Será considerado aprovado na Prova Objetiva o candidato que obtiver no mínimo 50% do total de pontos da prova objetiva, não podendo zerar em nenhuma das áreas de conhecimento.