terça-feira, 13 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 14:21 – O que despreza ao seu companheiro peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado.

14/03/2017
in Estudos de Provérbios

[bloqueador2] 

A maneira que você se relaciona com outros atinge três partes interessadas – O Deus celestial, aqueles à sua volta, e a sua própria alma! Se você for cruel, agressivo, egoísta ou violento para com o outro você peca contra Deus, você os priva de necessitada ajuda, e você mesmo se sentirá infeliz. Esta é a regra do provérbio.

O primeiro mandamento é o de amarmos o Deus Criador da Bíblia – Jeová – de todo o seu coração, mente, alma e força (Dt 6:4-5; Mt 22:36-38). O segundo mandamento é o de amar o seu próximo tanto quanto você ama a si mesmo (Lv 19:18; Mt 22:39). Quando você ama o seu próximo, você também ama a Deus, porque Ele criou o seu próximo e fez com que ele cruzasse o seu caminho numa hora de necessidade (Pv 14:31; 19:17; IJo 4:20).

Deus o abençoará, se você for cuidadoso, perdoador, honesto, amoroso e paciente para com seus próximos (Sl 41:1-3; 112:9; Lc 6:27-38). Deus o julgará e o punirá, se você for nocivo, malicioso, arrogante, severo ou vingativo para com eles (Dt 15:7-11; Is 58:7-11). O cristianismo cria a mais alta motivação para amar aqueles com quem você se encontra, porque a diferença entre uma vida feliz e abençoada e uma miserável e problemática é o resultado certo.

Num mundo cobiçoso, ganancioso e egoísta, é difícil acreditar ou imaginar que amar os outros pode trazer felicidade. Mas é isso que o provérbio nos ensina! E tanto Jesus Cristo como Paulo confirmam este fato: “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” (At 20:35). Creia nesta regra ou viva e mora miseravelmente!

Quando um advogado perguntou a Jesus quem era o seu próximo (advogados geralmente procuram falhas nas definições para evitar a responsabilidade), o Senhor respondeu com a história do bom samaritano, em que um Samaritano agiu como amigo e ajudou a um judeu ferido à custa da inconveniência e das despesas geradas (Lc 10:25-37). Apesar dos judeus e dos samaritanos desprezarem um ao outro, este homem nobre demonstrou bondade quando os próprios compatriotas judeus não quiseram se envolver!

Seja lá o que você tem ou você é lhe foi dado por Deus; qualquer diferença entre você e os outros é por escolha Dele (ICo 4:7). Portanto, é um despeito profano para você se vangloriar sobre os outros.

A alegria de auxiliar outros se estende até ao Dia do Juízo, onde aqueles que mostram compaixão aos menores filhos de Deus serão gloriosamente recompensados (Mt 25:31-46; Lc 14:12-14). Você estará fazendo um bom investimento para aquele Dia, ao dar para aqueles que estão passando necessidade (ITm 6:17-19).[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.