- Uma família cristã que decidiu ousar, sair da zona de conforto e arriscar a administrar um restaurante. O que que começou há sete anos atrás, com a incerteza do mercado, insegurança de dar certo, é hoje a renomada Cantina da Ivone, localizada no Setor 03 em Ariquemes.
Após 17 anos trabalhando como funcionária de um restaurante, que inclusive funcionou por 16 anos neste local em que se encontra hoje sua cantina, Dona Ivone, decidiu, junto com seu filho, Zul Pinheiro, empreender alugando o local. “O ponto estava quase que parado, sem clientes, sem a estabilidade e segurança das contratações de bons revendedores, e tivemos que iniciar tudo do zero”, relata dona Ivone.
Zul afirma que seu pai, seu Wilson, para manter a segurança financeira da família, ficou inicialmente dirigindo o caminhão boiadeiro, e apenas ele e sua mãe que se dedicaram totalmente a atividade. Mas aos poucos toda a família foi se envolvendo. Seu pai largou o antigo trabalho após um ano do início da Cantina da Ivone, e após cinco anos, Simone, a esposa de Zul, também decidiu se dedicar integralmente junto com a família nas atividades do restaurante.
Ao falar das dificuldades, superações e desafios, Zul atribui as vitórias a personalidade empreendedora de sua mãe, que além de possuir ampla experiência como cheff de cozinha, possui competência, fibra e habilidade com gestão. “Minha mãe foi quem soube dar a direção correta em todas as ações de nossa empresa familiar. Mesmo sem ter cursado uma faculdade, ela possui a percepção de mercado, cautela de gestora, e uma enorme sensatez na hora de tomar as decisões”, comenta.
“Nós não tínhamos experiência para negociar, nem administrativa, muito menos o capital de giro que uma empresa necessitaria de ter, mas tudo foi bem, devido a nossa fé em Jesus Cristo, que poderíamos fazer o negócio dar certo, sempre com amor ao que estávamos fazendo, e esse dom especial de minha mãe, que sempre soube nos dar a direção”, complementa Zul.
Dona Ivone afirma com alegria que superou muitas adversidades neste período, que comercialmente já passaram por momentos muitos bons, e que mesmo devido a crise econômica que o país tem passado, tem conseguido manter o restaurante. “Nós começamos aqui com um espaço muito limitado, e hoje ampliamos o prédio, conseguimos melhorar o ambiente. O mercado econômico passa por dificuldades, a gente também sente”, declara.
A Cantina da Ivone possui capacidade de buffet de até 220 pessoas, onde além do restaurante nos horários normais, tem servido casamentos, festas de aniversários e outros eventos, tanto em suas instalações, ou fora, nos locais das festas, possuindo inclusive a disponibilidade de deslocar sua equipe para eventos em até 130 quilômetros de Ariquemes.
Por Ivan de Lara
Folha Nobre - Desde 2013 - ©