No último sábado (29) e domingo (30), Ariquemes recebeu a segunda etapa de sete do Campeonato Rondoniense de Tiro Prático, com a inscrição de pelo menos 240 competidores e convidados. O evento foi realizado no Clube de Tiro de Ariquemes (CTAr).
As categorias que estavam disponíveis eram I.P.S.C. (tiro em movimento) divididas em standard, light, revólver e mini rifle open; Tiro de Precisão com arma curta 10 metros A/B, arma curta open 15 metros e sniper 50 metros, e, silhueta metálica com carabina 38 (mira aberta e com luneta) e rifle 22 (mira aberta e luneta).
Na avaliação do presidente da Federação Rondoniense de Tiro Prático, Elton Krajewski, a modalidade tem despertado interesse e crescido em todo o estado. “Foi uma adesão recorde, com 240 inscritos para participar das competições, por meio de clubes de tiro. Ainda tivemos a presença de dois atletas que representam o Brasil no campeonato mundial de tiro. O nível a cada dia está melhor e já temos mais atletas com possibilidade e preparação muito boa para já participarem do campeonato brasileiro de tiro prático”, destacou ele.
Mais uma vez, Elton aponta que o tiro prático é realizado com toda a segurança e organização possível. “Não estimulamos a violência e tudo é realizado com o mais absoluto cuidado. Só participa quem estiver com toda a documentação em dia, com autorizações judiciais específicas. Hoje, nossos competidores já usam armas e equipamentos mais coloridos para mudar o pensamento de quem vê tudo de fora”.
Justamente pensando nisso, a federação convidou o Grupo Visão Custom (customização de armas), de Novo Hamburgo (RS). “É uma empresa que trouxe três profissionais que cuidam do conserto e mecânica das armas, já que temos competidores em alto nível. É importante que todos tenham conhecimento e estejam preparados para lidar com seus equipamentos nos eventos competitivos”, falou Elton.
A segunda etapa do Campeonato Rondoniense de Tiro Prático contou com a participação de dois competidores do brasileiro da modalidade, entre eles, Márcio Gabriel, da Associação e Clube de Tiro da Amazônia Ocidental (ACTAO), de Manaus (AM).
As próximas etapas do Rondoniense acontecem em Ouro Preto do Oeste (27 e 28 de maio) e Alta Floresta (10 e 11/06). Mais informações podem ser obtidas no site da Federação Estadual: www.frtp.org.br.
Veja vídeos da participação do atirador Gabriel:
Vídeo 2
Vídeo 3
Fonte:RONDÔNIAVIP