O evento para o lançamento do Programa de Aquisição de Alimento (PAA) aconteceu na manhã desta sexta-feira (05), no auditório da Secretaria de Agricultura de Ariquemes, na Av. JK, e contou com a participação do deputado estadual Adelino Follador (DEM).
O PAA é um programa do Governo Federal, vinculado ao “Programa Fome Zero”, executado pela Prefeitura, fazendo com que as compras de alimentos para merenda escolar sejam feitas diretamente com o pequeno produtor Rural.
Em Ariquemes são 104 agricultores familiares cadastrados no Programa, sendo atendidas 61 entidades sócio assistenciais e escolas municipais e estaduais. Para este ano serão destinados aproximadamente R$ 500 mil para comercialização dos produtos.
Segundo o deputado Adelino Follador, cerca de 80% do que é consumido nas cidades é produzido pela agricultura familiar, que é obrigação da administração pública fazer investimentos e ajudar os produtores com treinamentos técnicos e equipamentos que possam aumentar a produtividade.
“A agricultura familiar hoje tem um papel fundamental na produção de alimentos para o povo das cidades, tenho destinado diversas emendas beneficiando as Associações Rurais, minha preocupação é equipar os agricultores para que possam aumentar sua produção e consequentemente obterem mais lucros e melhoria na qualidade de vida”. Disse o deputado Follador.
Adelino também falou sobre outras frentes positivas na cadeia de produção para os pequenos produtores, como exemplo o café clonal, que está em alta em Rondônia e recentemente promoveu uma audiência pública, na Assembleia Legislativa, que possibilitou a discussão entre os órgãos para se organizarem e favorecer o produtor. Outro setor importante é a piscicultura, lembrando da Expovale que segue até domingo (07) em Ariquemes.
Participaram do evento os agricultores familiares, entidades sociais, o prefeito em exercício Lucas Follador, secretário de Agricultura Newton Almeida, vereadores Nairton (PP), Ernandes Amorim (PTB), Vanilton Cruz (SD), Renato Padeiro (PDT), Natan Lima (PTB) e representantes da Educação do município e do Estado.
Autor: Assessoria