quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Audiência Pública proposta por Follador para discutir situação da Usina de Nitrogênio

17/05/2017
in Política, Rondônia

O deputado Adelino Follador (DEM) requereu à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, na terça-feira (16), a realização de uma Audiência Pública para discutir quanto a situação da Usina de Nitrogênio do Estado de Rondônia, que poderá ter seu funcionamento interrompido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Segundo justificativa, o pedido visa atender à reivindicação de pecuaristas criadores de gado de leite e de corte de Porto Velho e Ariquemes, que serão diretamente afetados caso o funcionamento das usinas seja descontinuado. “Há uma preocupação generalizada entre os pecuaristas, que utilizam o nitrogênio no processo de transporte de sêmen do gado em suas propriedades”, afirmou o parlamentar.

Adelino exaltou em seu requerimento que a usina instalada no Estado já trabalha com sua capacidade reduzida. Ainda segundo o documento, Follador afirma que o técnico Francisco Bastos, que trabalha com a Emater, disse que o governo do Estado tem todo o interesse em melhorar o desempenho da unidade, porém existem dificuldades em encontrar empresas que façam a manutenção apropriada. “De acordo com o técnico, não existe uma empresa na região com capacidade técnica reconhecida para realizar a manutenção, porém nós queremos fazer o possível para que ela continue a funcionar”, ressaltou o deputado.

A Audiência Pública está marcada para acontecer no dia 22 de Junho, às 9h, no plenário da Casa.

Usina

A unidade foi instalada em Rondônia há 17 anos, na capital, com capacidade para produzir até 40 mil litros de nitrogênio por ano. Porém, no ano de 2016, a usina local produziu apenas 29 mil litros, por dificuldades com a manutenção de suas máquinas.

Além de atender os produtores locais, o nitrogênio produzido também atende ao Laboratório Central (Lacen), o Hospital Santa Marcelina e o Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro) que é incorporado à Fundação Oswaldo Cruz, além de outras instituições de pesquisa. O material também é usado no transporte de órgãos e tecidos para exames e transplantes.

 

ALE/RO – DECOM

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AdelinoNitrogêniousina

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.