quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Áudio com Temer deixa dúvidas sobre responsabilidade

19/05/2017
in Política

Manifestação nas ruas, revolta nas redes sociais, abandono de aliados e fechamento da bolsa de valores de São Paulo. Essas foram algumas das consequências da revelação feita pelo jornal O Globo da delação premiada dos irmãos Batistas, donos do frigorífico JBS. Se a primeira informação era de que Temer ouvia Joesley Batista dizer explicitamente sobre uma mesada para silenciar Eduardo Cunha na prisão, o áudio revelado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) não é claro quanto a isso.

A gravação tem quase 39 minutos, mas vários trechos são inaudíveis. A fala de Temer, em diversos momentos, desaparece ou é incompreensível. Em nenhum momento se fala explicitamente sobre pagamentos a Cunha, muito menos cita valor. Joesley cita que está “de bem com o Eduardo [Cunha]”. O presidente ordena: “Tem que manter isso, viu?”. E o empresário completa: “Todo mês também. “Eu ‘tô’ segurando as pontas” (leia a íntegra do trecho abaixo).

Nesta quinta-feira (18), durante pronunciamento à nação, antes da divulgação do áudio, Temer negou que renunciaria ao cargo, lamentou o escândalo e ainda disse que ele acontece bem na semana em que seu governo — que completou um ano na última semana — vivia seu melhor momento.

— Ontem, contudo, a revelação da conversa gravada clandestinamente trouxe de volta o fantasma de crise política de proporção ainda não dimensionada.

O presidente confirma a conversa, mas nega qualquer irregularidade.

—  Ouvi realmente o relato de um empresário, que por ter relações com um ex-deputado, auxiliava a família do ex-parlamentar. Não solicitei que isso acontecesse e somente tive conhecimento deste fato nesta conversa pedida pelo empresário. Repito e ressalto, em nenhum momento autorizei que pagassem a quem quer que seja para ficar calado. Não comprei o silêncio de ninguém. Por uma razão singelíssima exata e precisamente, porque não tenho relação.

Segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, desta sexta-feira (19), o Planalto ainda desconfia de que o áudio da conversa foi editado e decidiu enviar a gravação feita por Joesley Batista para perícia. Temer se diz vítima de uma “conspiração”, o que seria corroborado se comprovada a suspeita de edição.

Nesta quinta-feira (18), o ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, autorizou abertura de inquérito para investigar Temer, a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República). Com isso, o presidente passou para a condição de investigado. Mas os detalhes do processo, que segue em sigilo, não foram revelados.

Leia o trecho em que Temer e Joesley Batista falam sobre Eduardo Cunha:

Joesley Batista: Eu queria primeiro dizer o seguinte. E tamo junto aí, o que o senhor precisar de mim me fala. É, eu queria te ouvir um pouco, presidente. Como é que o senhor tá nessa situação toda aí do Eduardo, do não sei o quê […].

Michel Temer: O Eduardo tentou me fustigar.

Joesley Batista: E como é que tá essa relação?

Michel Temer: Ah tá […] e na hora de ir para a defesa indeferiu 21 perguntas dele que não tem nada a ver com a defesa dele. Era pra me […]. Eu não fiz nada com ele […] no Supremo Tribunal Federal. Ó só […] fatalidade […]. E tá aí, rapaz [..], mas os meus ministros […]

Joesley Batista: Dentro do possível eu fiz o máximo que deu ali. Zerei tudo o que tinha, alguma pendência daqui prali zerou e tal. […] deu tudo e ele foi firme em cima, ele já tava lá [preso em Curitiba] , veio, cobrou, tal, tal, tal. Pronto, acelerei o passo e tirei da frente. O […], companheiro dele […] que o Geddel sempre tava.

Michel Temer: […]

Joesley Batista: Geddel que andava sempre ali. Mas o Geddel também com esse negócio, eu perdi o contato também, porque ele virou investigado. Agora eu não posso também …

Michel Temer: É complicado.

Joesley Batista: Eu não posso encontrar ele.

Michel Temer: […] perigosíssimo.

Joesley Batista: Isso, isso. O negócio dos vazamentos, o telefone lá do […] com o Geddel, volta e meia citava alguma coisa meio tangenciando a nós, eu tô lá me defendendo. O que eu mais ou menos dei conta de fazer até agora? Tô de bem com o Eduardo.

Michel Temer: Tem que manter isso, viu.

Joesley Batista: Todo mês também. Eu tô segurando as pontas, tô indo. […]. Eu tô meio enrolado aqui no processo assim.

Michel Temer: […]

Joesley Batista: Isso, isso. investigado. Eu não tenho ainda denúncia. […] Aqui eu dei conta de um lado com o juiz, dá uma segurada. Do outro lado o juiz substituto, que é o cara que ficou.

Michel Temer: Tá segurando os dois?

Joesley Batista: Tô segurando os dois.

Michel Temer: Ótimo, ótimo.

Joesley Batista: Consegui […] dentro

Fonte: R7

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: BrasilManifestaçõesTemer

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.