sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Tribunal de Contas notifica prefeituras para readequar suas “transparências”

02/06/2017
in Ariquemes, Rondônia

Ariquemes e Monte Negro ficam entre a nota 9 e 8, e Cerejeiras, Chupinguaia, Guajará-Mirim, São Filipe do Oeste, Vale do Paraíso e Vilhena obtiveram nota zero.

O exemplo dado pelo Governo do Estado no que diz respeito ao controle das contas públicas e na transparência parece não ser o forte da maioria das prefeituras rondonienses. No último ranking divulgado pela Controladoria Geral da União (atual Ministério da Transparência), o Estado de Rondônia obteve nota 10 na avaliação feita, o mesmo não acontecendo com grandes e pequenas cidades do Estado.

Segundo os números apresentados na terceira avaliação dos municípios rondonienses pelo Ministério da Controladoria Geral da União (CGU), das 40 cidades relacionadas apenas Cacaulândia e Ji-Paraná obtiveram nota dez. Porto Velho, Ariquemes e Monte Negro ficarm entre a nota 9 e 8, e Cerejeiras, Chupinguaia, Guajará-Mirim, São Filipe do Oeste, Vale do Paraíso e Vilhena obtiveram nota zero.

De olho nessas diferenças, o Tribunal de Contas do Estado tem feito visitas virtuais aos portais transparências de todas as prefeituras rondonienses e encontrado inúmeras irregularidades, que atingem em cheio os princípios da publicidade. Atos como admissão, licitação, horários de funcionamento e endereços de secretarias, e outras informações que deveriam ser elementares, são simplesmente sonegadas pela administração.

Para cada tipo de omissão encontrada pelo corpo técnico, uma nota é lançada. Vilhena, por exemplo, alvo de operações seguidas do Ministério Público, que culminou com a prisão de vereadores e cassação do prefeito, possui índice de transparente avaliado em 37,74%. Pimenta Bueno, por exemplo, obteve índice de 57,58%. Para o Tribunal de Contas é inaceitável que as prefeituras não obtenham no mínimo 50% na avaliação de seus portais transparência.

Os índices estão sendo obtidos através de Auditorias de regularidade quanto ao cumprimento da Lei de transparência e legislação correlata. O Tribunal de Contas está notificando desde o início do mês passado todas as prefeituras que ainda estão omitindo dados em seus portais, sob a advertência de proibição do Município receber recursos por meio de transferências voluntárias.

EBT

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.910/2016.

Fonte: Orondoniense

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: prefeiturasRondoniaTransparênciasTribunal de Contas

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.