Estiveram reunidos com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) Francisco Hidalgo Farina autoridades do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), universidades, Emater/RO, Idaron, Sebrae/RO e Associação dos Criadores de Peixe de Ariquemes e Região (Acripar). O encontro serviu para coleta de informações para a criação de um protocolo sanitário para a piscicultura de Rondônia.
Representante do MAPA, Eduardo Azevedo, explicou que o objetivo é trabalhar de forma preventiva, para que problemas sanitários não prejudiquem a piscicultura de Rondônia.
O grupo também visitou propriedades referências no cultivo de peixe em Ariquemes. Os integrantes da comitiva também se impressionaram com a tecnologia já empregada pelos piscicultores.
Os resultados das visitas e as informações coletadas para o Protocolo Sanitário serão discutidos em reunião, nesta sexta-feira, em Porto Velho.
Para o vice-presidente da Acripar, Edson Sápiras, a criação de um protocolo sanitário vai promover ainda mais desenvolvimento para os produtores do setor. “São novidades que vem para contribuir para que o setor se desenvolva ainda mais”, lembra.
O presidente da ACIA disse que o trabalho preventivo para as questões sanitárias é fundamental para sustentabilidade do setor e para a economia também. “Hoje o agronegócio é fundamental para a economia de Rondônia e da região do Vale do Jamari, pois outros segmentos como o comércio e a indústria se beneficiam diretamente dos resultados obtidos pelo setor primário”, resume Francisco Hidalgo Farina.
Fonte: Acia
