A tão sonhada obra de implantação de esgoto da cidade de Ariquemes acontecerá por etapas, e a primeira parte deste projeto já começou. Mas quem deve estar comemorando é o ex-prefeito Lorival Amorim, que assinou a ordem de serviço para concessão dos serviços de água e esgoto na cidade. Quem deve estar vibrando muito também, é o ex-prefeito Márcio Raposo, que iniciou a árdua luta de expulsão da falida Caerd de Ariquemes.
Agora começam as obras da empresa Águas de Ariquemes, que com a mesma agilidade de abrir um buraco no centro da cidade, já o fecha. Coisa que nunca ninguém havia visto antes com a Caerd. Mais um exemplo que a privatização funciona e tende a trazer muitos resultados positivos para o município.
O futuro começa a ser escrito agora com a implantação do esgotamento sanitário de Ariquemes. Baseado nisso, há um cronograma estipulado no plano de trabalho apresentado junto à assinatura do contrato, e como essas obras não dependem mais de licitações e de burocracias dos órgãos públicos, devem passar a acontecer com a maior naturalidade até a sua execução total.
Por fim, depois das conquistas dos gestores passados, o saneamento básico de Ariquemes não depende mais de políticos. Cabe à população e aos órgãos responsáveis a missão de fiscalizar, pois todo o trabalho pesado já foi feito, resta agora assistir ao longo dos dos próximos anos a execução das obras.