terça-feira, 20 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

TRT determina exoneração dos comissionados da CAERD

31/07/2017
in Notícias

A atual diretoria da CAERD tem agido com truculência em relação aos empregados e praticado uma gestão temerária na empresa, que até poderia ser entendida como uma ação deliberada para fragilizar a companhia e pavimentar o caminho para sua privatização.

A diretoria, sob o comando de Iacira Azamor, sempre alegou dificuldades financeiras e falta de condições para investir na manutenção e ampliação da rede de abastecimento; bem como na valorização dos empregados. Entretanto, essa mesma diretoria inchou a folha de pagamentos contratando dezenas e dezenas de comissionados, com altos salários de até R$ 35 mil.

O Sindicato dos Urbanitários (SINDUR), que representa os empregados, tem travado uma dura luta para coibir esses abusos da diretoria da CAERD. Inicialmente o SINDUR denunciou em 2014 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE)) que a CAERD tinha contratado, com base em uma resolução interna de diretoria, 38 comissionados (CAS). O TCE determinou que a CAERD se abstivesse de contratar comissionados e concedeu um prazo para exonerar os 38 já contratados.

No final de 2015, em uma manobra para tentar legalizar essas contratações de CAS, uma mensagem foi enviada à Assembleia Legislativa com um projeto de lei para autorizar a contratação de 60 comissionados; sendo que a mobilização dos trabalhadores impediu que fosse aprovada pelos deputados.

Mas, no início de 2016, em uma rápida tramitação negociada com os deputados estaduais, foi aprovada uma lei autorizando a contratação inicial de 93 comissionados; sendo que atualmente, com base nessa mesma lei, a CAERD tem aproximadamente 130 desses CAS de alto salários.

O SINDUR, que nunca concordou com a contratação de CAS, por defender que todas as contratações fossem por concurso público, ingressou em 2016 com uma Ação Civil Pública, na 5ª Vara do Trabalho, processo Nº 0000666-49.2015.5.14.0005,  que julgou procedente a inconstitucionalidade da lei aprovada pelos deputados estaduais, que tentou legalizar o ‘cabide de empregos’ da CAERD, determinando a imediata exoneração dos comissionados.

Entretanto, a diretoria da CAERD não desiste facilmente de proteger as contratações de seus apaniguados; tendo ingressado com um recurso contra a decisão da 5ª Vara, o qual foi julgado nesta sexta-feira (28) pela 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que negou o Recurso Ordinário da CAERD e determinou a exoneração de todos os CAS, no prazo de 90 dias, após a publicação do Acordão, sendo a exoneração de 35% em 30 dias, 30% em 60 dias e o restante no final dos 90 dias.

A Decisão do TRT determinou, ainda, que a CAERD deve “abster-se de contratar cargos comissionados e comprovar as exonerações nos autos e multa de 100 mil reais diários pelo descumprimento na pessoa da presidente ou de quem vinher a substituí-la”. Com essa posição firme do Tribunal, a presidente da CAERD não poderá furtar-se de cumprir, sob pena de graves consequências.

*Itamar Ferreira, é bancário, sindicalista, dirigente da CUT-RO, formado em administração de empresas e pós-graduado em metodologia do ensino, pela UNIR, e acadêmico do 10º período de direito na FARO.

Autor / Fonte: Itamar Ferreira

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: CaerdSindicatosSindur

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.