quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Ariquemes – Florada de ipês-rosas deixa as ruas mais coloridas

13/08/2017
in Notícias

Após o ipês-amarelos colorirem Ariquemes, começou na cidade a florada dos ipês-rosas. Na época da seca, a árvore perde as folhas, que dão lugar às flores e transformam a paisagem.

A floração do ipê-rosa dura, em média, 10 dias, chama a atenção de moradores da cidade e de visitantes. A espécie floresce no inverno e é influenciada pela intensidade da estação. Quanto mais seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê-rosa.

Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás.

Nome Científico: Tabebuia impetiginosa

Família: Bignoniaceae

Características Morfológicas: Esta árvore tem, em média, entre oito e 12 metros de altura (mas chega a 30 no interior das florestas). Trata-se de uma planta decídua durante o inverno. É característica das florestas semidecídua e pluvial. Ocorre tanto no interior da floresta primária densa, como nas formações abertas e secundárias. Suas folhas são compostas, tem sabor amargo e cheiro indistinto. Nas margens apresentam um leve serreado. Já os frutos, anuais, são do tipo cilíndrico e têm numerosas sementes aladas. Geralmente são atacados por insetos. O crescimento do ipê-rosa vai de lento a moderado.
Origem: Brasil.

Ocorrência Natural: Em quase em todo País, além de Rondônia: (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo).

Conhecido também como ipê-roxo, ipê-rosa, ipê-rosa-de-folha-larga, pau-d’arco-roxo, pau-cachorro, ipê-de-minas, piúna e piúva-preta, entre outros nomes, esta árvore ocorre em florestas ombrófilas densas e mistas, na estacional semidecidual, matas ciliares e, ocasionalmente, nos biomas Cerrado e Caatinga.
Ocorre tanto no interior da floresta primária densa, como nas formações abertas e secundárias. Normalmente sua floração vai de julho a outubro, quando fica totalmente desprovida de folhas.
Além da beleza de suas flores, que chamam a atenção em qualquer paisagem (inclusive nas grandes cidades), sua madeira, dura ao corte e pesada, é usada para a construção externa (dormentes, cruzetas, postes, etc) e na produção de carvão.

Tem ainda aplicações medicinais e na recomposição vegetal de áreas degradadas de preservação permanente. Apesar de estar presente em quase todo o Brasil, a espécie corre perigo de extinção.

Fonte:RONDÔNIAVIP

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AriquemesFloresfotosIpês

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.