Várias cenas que podem deixar o cidadão de Ariquemes perplexo: materiais como tijolos, brita, madeira com pontas de pregos expostos e areia abandonados na pista de ciclismo da Avenida Capitão Silvio, áreas especiais da cidade.
O referido projeto é uma das promessas de campanha do atual prefeito, Thiago Flores (PMDB), mas que é uma continuidade da gestão anterior de Lorival Amorim (PDT), que deixou a pavimentação pronta.
No final da manhã deste sábado (19), a equipe de reportagem estava de passagem pelo local e registrou o flagrante do desleixo com a coisa pública. No trecho em questão já foram concluídas as obras de calçamento e duas faixas elevadas, já em uso pela população, outras duas faixas seguem em construção, lentamente, mas em andamento.
Antagônico, na última terça-feira, dia 15, o próprio prefeito fez uma postagem no Facebook convocando todos a deixarem a cidade limpa. “Boa noite pessoal! Precisamos unir nossas forças para uma missão muito nobre: MANTER A NOSSA ARIQUEMES LIMPA! ”.
Mais abandono
Nas três faixas já prontas, a primeira em frente a rodoviária, a segunda em frente ao posto Daltiba e a terceira, em frente ao quartel da PM, apresentam graves defeitos.
A primeira com falta de escoamento e tiveram que quebrar uma parte para dar vazão a água da última chuva. A segunda com canos de esgoto estreitos e desalinhados que estão quase entupidos por acúmulo de lixo vegetal (folhas e gravetos).
Já na terceira, existem restos de materiais da obra como brita, areia e blocos de concreto ocupando parte da pista, com risco de acidentes de trânsito. Há dúvidas quanto a qualidade do concreto, que algumas partes estão se desfazendo como areia.
Mas, há elogios a serem feitos: uma parte boa dessa intervenção é quanto a altura das faixas elevadas: estão bem mais suaves, em comparação a outras construídas na cidade no ano passado. As em questão são mais extensas e são melhores para a passagem dos veículos.
Lado bom e ruim
Porém, a gestão de Thiago Flores não é só caos. Algo a ser bastante elogiado é na área da saúde, onde acontecem reclamações e problemas, mas são rapidamente resolvidos pelos envolvidos no setor.
Ao fim de oito meses de gestão, o prefeito tem sofrido críticas por lentidão e execução nas obras. Daqui a poucos meses já chega o período chuvoso (final de novembro). Já na parte administrativa também há protestos: demora na liberação de cadastros, licenças para os contribuintes, processos licitatórios travados e repletos de burocracia acima do comum.
Alguns servidores também reclamam do baixo efetivo para dar conta do grande volume de trabalho. Muitos ativistas na internet passaram a chamar o prefeito de “Prefeito Facebook”, “Tem que deixar de ser virtual, sair do mundo do entretenimento e distração, passar acompanhar as coisas in loco. A cidade está cheia de problemas e ele só fala, fala e pouco resolve”, disse um ativista político na rede social.
Grupo desfeito
O ex-deputado estadual Tiziu Jidalias, considerado grande liderança política na cidade, abraçou a campanha de Thiago Flores e aganriou votos. Porém, Tiziu se desfiliou do PMDB recentemente e deixou a legenda por insatisfação, mas ninguém sabe os motivos reais. Somente quem poderia explicar seria ele ou o próprio prefeito.
Segundo informações conseguidas pela reportagem do Rondôniavip, outras pessoas do grupo político de Flores estão insatisfeitas com o jeito centralizador, vaidoso e autocrático que ele conduz os trabalhos na Prefeitura, não dando espaço para que outras pessoas com experiência e competência o ajudem na condução das ações em Ariquemes. Para alguns deles, é necessário diplomacia e jogo de cintura para conseguir recursos na atual crise econômica e política que o país vive, e sozinho, isso fica bem mais difícil.
Outro lado
Entramos em contato durante o sábado (19) com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ariquemes, mas ninguém respondeu. Fica aberto o espaço para que dêem suas versões sobre os fatos.
Fonte: Rondoniavip