segunda-feira, 22 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Concurso MPU foi adiado para 2018!

05/10/2017
in Concursos

Atenção concurseiros que aguardam o novo concurso do Ministério Público da União (MPU). A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou o adiamento do certame programado para 2017.

O motivo são as limitações da Emenda Constitucional 95/2017, que institui o novo regime fiscal.

“Dessa forma, ratificamos que a realização de novo certame para provimento de cargos do MPU ocorrerá de acordo com critérios de conveniência e oportunidade da Administração, não havendo previsão a ser informada no momento”, anunciou a nota do MPU.

O concurso MPU já está autorizado e conta com comissão interna definida, lembrando que a última seleção (2013) terminou no dia 05 de agosto. O que significa que os preparativos para o novo certame já tiveram início.

Mais tempo para estudar!

A notícia pode parecer negativa, mas vale ressaltar que o concurso MPU está autorizado e vai acontecer em 2018. Portanto o adiamento serve como um tempo extra de preparo, uma vez que a concorrência será acirrada!

Vagas

A oferta de vagas será para os cargos de Técnico Administrativo (nível médio) e Analista em Direito (nível superior). A boa notícia é que o edital deverá trazer também vagas para o cargo de Técnico de Segurança Institucional e Transporte, cargo que exige nível médio completo e carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria D ou E.

» Compre agora a Apostila MPU Preparatória e parcele o pagamento SEM JUROS! «

Atribuição dos cargos e seleção de remoção interna

No dia 30 de agosto o órgão divulgou uma portaria que fixa as atribuições e os requisitos de investidura de cargos das Carreiras de Analista e Técnico do MPU. Isso significa que, a partir de agora os atuais ocupantes dos cargos de Analista do MPU/Apoio Jurídico/Direito, código AN020101, e de Técnico do MPU/Apoio Técnico Administrativo/Administração, código TC010101, passam a integrar, respectivamente, os cargos de Analista do MPU/Direito e Técnico do MPU/Administração.

Além disso, no dia 6 de setembro, foi divulgado o edital da seleção de remoção interna do órgão. Este é um passo importante para que o MPU defina a oferta de vagas do novo certame. Na seleção de remoção interna, os atuais servidores poderão mudar de local de trabalho, caso haja interesse. A conclusão da seleção está programada para o dia 15 de setembro, em seguida os preparativos para o novo concurso devem ser intensificados!

Déficit de pessoal

Atualmente o déficit de pessoal do MPU é de 1.626 servidores, sendo 481 Técnicos Administrativos e 1.145 Analistas em Direito.

A situação é grave porque sem um concurso válido, o MPU não pode contratar aprovados para suprir necessidades de pessoal. O que significa que o órgão deverá agilizar os preparativos do novo concurso.

Previsão Concurso MPU 

O edital está programado para ser lançado ainda nos próximos meses. Por ora é aguardada a resolução das negociações para a assinatura do contrato do órgão com a banca. Ao que tudo indica, a escolhida será a empresa Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Contudo, outras instituições estão sendo procuradas, tais como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Outro ponto ainda a ser definido é quanto ao número de vagas que serão ofertadas na nova seleção. A oferta será direcionada para todos os estados e também o Distrito Federal.

A expectativa para o concurso MPU é a de contratação muito maior do que o número de vagas a serem anunciadas. Atualmente há um alto déficit de profissionais no órgão cerca de 1.700 cargos, sendo 1.200 Analistas e 500 Técnicos.

Salários Concurso MPU

A remuneração inicial para o Técnico Administrativo (nível médio) é de R$ 7.260,41. Já para Analista (superior) os vencimentos serão de R$ 11.345,90.

Além do salário os servidores farão jus a benefícios e gratificações.

Como será a prova Concurso MPU?

Com base no último certame, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e para o cargo de Analista houve também prova discursiva.

As provas objetivas para o cargo de Técnico, contemplou disciplinas de Português, Noções de Informática, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Legislação Aplicada ao MPU e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); e Conhecimentos Específicos.

Último concurso MPU

O último concurso, em 2013, abriu 25 vagas para Analistas e Técnicos. Foram registrados quase 300 mil inscritos, sendo a maior parte em busca de cargos de nível médio. A concorrência foi alta, mas foram convocados mais de 4 mil candidatos.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.